Cinema

Assim como aconteceu com as Revistas no começo da carreira e os Programas de TV, o grupo Casseta & Planeta resolveu se aventurar nas telonas para ver se comiam alguém.

[dropcap]O[/dropcap]s dois filmes que efetivamente reuniram todos os integrantes do Casseta na criação, roteiro e interpretação foram “A Taça do Mundo é Nossa” (2003) e “Seus Problemas Acabaram!!!”(2006). Nessas duas produções o grupo conseguiu ir além da proposta e estilo já conhecido pelo público nos programas da televisão, utilizando as possibilidades do longa-metragem para ampliar os horizontes das piadas, sátiras e sinopses originais que se desenvolvem até chegar num final surpreendente em ambos os filmes. Os dois longas, com o selo de garantia do Casseta & Planeta, foram sucesso de público (600 mil espectadores em cada produção), contando com elencos recheados de estrelas e participações pra lá de especiais, como: Déborah Secco, Toni Tornado e os craques do Tricampeonato, Carlos Alberto Torres e Jairzinho, no filme “A Taça do Mundo é Nossae Murilo Benício, Luana Piovani, Juliana Paes e Marcos Pasquim no Seus Problemas Acabaram!!!”.

 

Já o segundo filme, “Seus Problemas Acabaram!!!”, dirigido por José Lavigne, traz o julgamento cheio de mistério e confusões das “Organizações Tabajaras”, esse mega-conglomerado criado e propagado nos programas de TV do Casseta & Planeta, Urgente! Vale ressaltar que o nosso saudoso Bussunda fez no longa “Seus Problemas Acabaram!!!” um de seus últimos trabalhos antes do fatídico acidente.

“A Taça do Mundo é Nossa”,que teve direção de Lula Buarque de Holanda,  trouxe uma nova e divertida versão para o roubo da Taça Julius Rimet em plena Ditadura Militar, promovida por revolucionários atrapalhados, fazendo o humor de forma bruta com o futebol, política e comportamento da década de 70.

O documentário Simonal- Ninguém Sabe o duro que Dei”(2009) foi um projeto ousado e paralelo do Casseta Claudio Manoel, trazendo a tona o caso do popular cantor Wilson Simonal, levantando questões que nunca foram devidamente esclarecidas sobre possível relação com membros da Ditadura Militar. O drama foi também um sucesso de crítica e público, com cerca de 100 mil espectadores, com um resultado surpreendente para o mercado de documentários. Simonal foi  levado as telonas por Claudio Manoel, com codireção de Calvito Leal e Micael Langer, repleto de depoimentos, vídeos que são verdadeiras relíquias, sucessos musicais de Simonal e uma série de fatos inéditos para que o espectador tire suas próprias conclusões.

O recente filme As Aventuras de Agamenon, o Repórter(2012), que teve na direção Vitor Lopes, foi mais um sonho realizado dos Cassetas Marcelo Madureira e Hubert, que deram vida ao colunista fictício que escreve a coluna dominical do Segundo Caderno do Globo a XX anos. O longa foi um sucesso de bilheteria (920 mil espectadores) e nele é possível observar os traços marcantes do humor nonsense que pautou e pauta até o hoje o estilo dos cassetas. Ficou a cargo de Hubert encarnar o Jornalista Agamenon Mendes Pedreira nas telonas, com Marcelo Madureira a missão de incorporar o Dr. Jacinto Aquino Rego.

“Perdendo a virgindade…” A primeira vez a gente nunca esquece, não é mesmo? E a honra de colocar a cabecinha do Casseta no mundo do cinema ficou por conta dos corajosos HubertBussunda e Marcelo Madureira que interpretaram eles mesmo no filme “Como Ser Solteiro”(1998), dirigido por Rosane Svartman, na qual fazem uma participação mais que especial no filme que trata do dilema de homens para conquistar suas presas na Cidade Maravilhosa.