Música

Graças à Música o Casseta se uniu ao Planeta

A união do grupo Casseta com o Planeta aconteceu literalmente como música. No ano de 1988, os então roteiristas do “TV Pirata” da TV Globo, integrantes da revista Casseta Popular (Beto Silva, Helio de La Peña, Claudio Manoel, Marcelo Madureira e Bussunda) e do jornal Planeta Diário (Hubert e Reinaldo) receberam um convite musical que iria mudar a vida deles.

O produtor musical Paulinho Albuquerque, renomado por trabalhos com Djavan, Ivan Lins e outros, fez o inusitado convite para o pessoal fazer um show musical diferente no Jazzmania, famosa casa da Zona Sul do Rio. A proposta foi encarada como piada num primeiro momento, já que nenhum dos sete tinha bagagem como cantor ou músico. Contudo, Paulinho era um fã das revistas e enxergou um potencial de ousadia na área musical, animando a todos a encarar esse desafio. A partir daí surgia a formação do Casseta & Planeta, através da música, juntando roteiristas que se tornaram artistas dos palcos e em seguida das telinhas.

Paulinho Albuquerque produziu e dirigiu o espetáculo “Eu vou tirar você desse lugar” as segundas-feiras do Jazzmania, com canções que viraram clássicos marcantes do grupo como, “Mãe é Mãe”, “Tô Tristão”, “Nietzche”, entre outras. O músico e amigo Mu Chebabi foi o responsável por dar musicalidade e arranjos para as letras debochadas e ácidas criadas pelos cassetas. Paulinho, conhecedor profundo de humor e especialista em Monty Python assistia aos ensaios, rindo, se divertindo e dando palpites que ajudaram na formação e amadurecimento da parceria dos integrantes das duas revistas.

Durante o show surgiram momentos marcantes como a Piada em Debate, o Bussunda incorporando o mau humor do Tim Maia, o Hubert imitando Paulo Francis cantando Garota de Ipanema e a coisa foi começando a tomar forma. O sucesso foi tanto que até o Boni foi no Jazzmania e depois de ver o show e achou que os caras da Casseta e do Planeta podiam aparecer na frente das câmeras. Seguindo a carreira musical do grupo surgiu os álbuns “Preto com um buraco no meio”, “Pra comer alguém” e “The Bost Of”, além dos shows “Eu vou tirar você desse lugar” e “A noite dos Leopoldos”.