capa_juliooo_770
Você está aqui:Home » Baú do Casseta » TV » Casseta e Planeta, Urgente!

Casseta e Planeta, Urgente!


No dia 28 de abril de 1992 estreava o Casseta & Planeta, Urgente! Programa que logo conquistou o público e se tornaria uma das referências do humor na televisão durante todos esse anos.

O humorístico colocou os redatores Hubert, Claudio Manoel, Bussunda, Helio de La Peña, Reinaldo, Marcelo Madureira e Beto Silva também como protagonistas, cabendo a eles a tarefa de comandar o show, as reportagens, interpretações e imitações. O Doris para Maiores foi a grande aprendizado que deu consistência para os sete integrantes, dirigidos por José Lavigne (que também estava a frente do TV Pirata), encararem o desafio. Uma frase resume bem o espírito corajoso dos Cassetas em tudo que faziam: “Nós não somos nada: fazemos revista e não somos jornalistas, fazemos televisão e não somos atores, fazemos show e não sabemos cantar”.

O Casseta & Planeta, Urgente!  foi exibido mensalmente nas noites de terça da Rede Globo, apostando no lema Jornalismo mentira, Humorismo verdade para marcar o estilo do programa, com a proposta de brincar, parodiar e escrachar com a realidade não só dos Telejornais, como com o que se passava na TV, nas novelas, seriados, comerciais, programas de auditório, filmes e assim por diante. O Casseta & Planeta, Urgente! sempre contou com uma âncora feminina a frente do programa, chamando os quadros. A primeira foi a jornalista Katia Maranhão e em 1994 chagava Maria Paula, que além de apresentar fazia atuações em diversas cenas, se mostrando uma humorista nata com caricaturas memoráveis das personagens vividas pelas atrizes Débora Secco, Letícia Spiller e Ana Paula Arósio.

A apresentação visual do Casseta & Planeta, Urgente e a logomarca com a cobrinha verde saindo do globo terrestre, lembrando um bichinho da goiaba, foram criações marcantes do artista plástico Pojucan. Outro fato marcante nesses anos era a narração em off do saudoso Francisco Milani, que era a voz séria para anunciar as piadas em cima das imagens da semana. Em 1998, com o sucesso do Casseta & Planeta, Urgente! fez com que o programa deixa-se de ser mensal para se tornar um horário fixo semanalmente, aumentando e muito o dinamismo em produzir as piadas focadas na atualidade. O processo de criação e filmagem se tornou algo muito mais intenso, com as paródias das novelas das oito ganhando versões escrachadas, sendo uma sequência debochada do capítulo que acabou de passar. As coberturas de Copa do Mundo, Olimpíadas, Viagens pelo Mundo, Reportagens pelo Brasil a fora e as Incertas nos Políticos em Brasília eram algumas das inúmeras pautas itinerantes que marcaram o programa ao longo de 17 anos. Fora as hilárias representações dos Presidentes do Brasil, dos Ministros, Políticos e principalmente dos candidatos do “Otário Eleitoral Gratuito”.

O momento mais difícil do Casseta & Planeta, Urgente! foi sem dúvida nenhuma a morte do talentoso, competente, carismático e acima de tudo do amigo Bussunda, que faleceu na Copa de 2006, na Alemanha, sendo um golpe duríssimo para que os integrantes tivessem forças para seguir em frente. Em respeito ao próprio Bussunda e ao público em geral, os Cassetas se uniram e não deixaram a peteca a cair, tocando o humorístico diante de tanta tristeza.

No dia 21 de dezembro de 2010 foi ao ar o último programa oficial do Casseta & Planeta, Urgente! O grupo fez uma pausa para voltar em 2012 com o Casseta & Planeta Vai Fundo, com uma nova proposta, um novo horário, novos integrantes e novo formato. Para matar um pouco da saudade fizemos uma lista de momentos, quadros e personagens que fizeram história no Brasil com Casseta & Planeta, Urgente!
Organizações Tabajara e Tabajara Futebol Clube

-Carlos Massaranduba em Um Dia de Macho

-Seu Creysson

-Fucker & Sucker

-Os grupo de pagode Sambabacas

-A Legião Brasileira de Super-Herois

-Novelas das Oito como o Silicone (O Clone), Mulheres Recauchutadas (Mulheres Apaixonadas), Esculachos de Família (Laços de Família) A Merreca (América) Baleíssima (Belíssima) e Sem Hora pro Intestino ( Senhora do Destino)

© 2012 Todos os direitos reservados à Casseta & Planeta.

Voltar para o topo