ESTADOS UNIDOS, ANO DE 2030…

Numa casa de subúrbio americana, um pai espera acordado a chegada do filho de 17 anos.
– Meu filho, você voltou tarde, estava onde?
– Ah, pai, tava com a galera…
– Fala , menino! Confessa que você estava no baile funk , não estava?
– Tava , pai, qual é o problema? Não tem perigo não!
– O problema é que lá só toca essa porcaria de funk brasileiro!
– Lá não toca só funk!
– Toca o que mais?
– Toca pagode também!
– Tá vendo! Só música brasileira! Por que vocês não escutam a nossa música, qual é o problema com o velho rock´n roll americano?
– É velho , como você disse.
– Mas funk brasileiro? Pagode? Você não é brasileiro, é americano! Você só quer saber dessas coisas brasileiras. Jogou soccer a tarde toda!
– Soccer não, futebol!
– Futebol é com a mão! Você e seus amigos jogam com o pé! Você jantou pelo menos?
– Jantei pai, comi numa churrascaria com meus amigos…
– Churrascaria brasileira? Até a comida é brasileira! Assim não dá, vocês jovens só querem comer porcaria brasileira… é só churrasco, feijão, arroz, farofa, banana…
– Ah, pai, comida boa é brasileira!
– E por que vocês não comem hambúrguer com batata frita, comida típica do seu país?
– Ninguém mais come isso! Faz mal!
– Faz mal nada! Faz bem! Eu comi isso a vida toda e tô ótimo! O que faz mal é essa mania de que tudo que é brasileiro é que é bom!
– Pai, o mundo mudou, não é mais como no seu tempo… e dá licença que eu vou dormir que tenho que acordar cedo.
– Acordar cedo pra quê?
– Marquei uma roda de capoeira com os meus amigos…
– Capoeira! Não acredito! Meu filho, vamos falar sério: toma aqui mil dólares pra largar essas coisas todas e voltar a ser um típico americano.
– Mil dólares? Você tá me corrompendo?
– É … uma pequena contribuição pra ver se você pelo menos volta a jogar beisebol como um bom americano.
– Valeu, pai! Um bom suborno tipicamente brasileiro! Sabia que um dia você ia me entender.

banner_arte_02

10 Comentários

  1. leandro rocha   •  

    Só mostra o quanto voce tem complexo de vira-lata, como infelizmente a maioria dos brasileiros que acham que tudo daqui é sempre pior. Achas que não exite suborno em países de primeiro mundo??? Existem e são piores do aqui toda vida.

    • Juracir Pereira   •  

      Sim, devem ser muito piores. Olha o nível de infra-estrutura e desenvolvimento que eles possuem, a anos-luz do Brasil. E olha que tem praticamente a mesma idade. O suborno daqui deve ser maior que o de lá, já que não sobra para investir no país.

    • Augusto   •  

      MAS ESTAMOS MUDANDO, diz pesquisa q brasileiro pobre esta menos ingênuo !

  2. inquietar   •  

    rsrsrs, eu achei a brincadeira genial. Adoro esses futuros inventados e invertidos! E vai saber né? Com a crise econômica por lá… é bem plausível que daqui a umas décadas eles é que tenham complexo de vira-lata…

    • Juracir Pereira   •  

      Crise? Os EUA cresceram mais que o Brasil em 2012.. Vai se informar.

      • inquietar   •  

        Um apanhado dos problemas dos norte-americanos caso tenha passado despercebido por você: http://topicos.estadao.com.br/crise-nos-eua

        e teve a crise de 2008, onde ficou um bocado de gente se perguntando “e aí? acabou a era EUA? ja são os chineses que ditam as regras?”: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u453003.shtml

        Então, quando eu me referi a “crise” era a esses eventos recentes. Os EUA já passaram por problemas piores? Taí 1929 que não me deixa mentir.

        Só que até hoje todos os grandes impérios que surgiram no mundo um dia chegaram a falência. O próprio EUA substituiu a Inglaterra – país importante que viu o século XX e duas guerras comerem seu império. Um dia o modelo econômico dos EUA também entrará em colapso ou será substituído por outra coisa. Pode ser que isso aconteça daqui a 17 anos com o brasil ocupando posição de destaque. Ou pode ser daqui a 150 com a Eslováquia como superpotência. Ou sei lá, em 4.027 quando um meteoro colocará um ponto final nos norte-americanos e na divisão da humanidade em estados-nação.

        E claro que que meu comentário foi feito em cima de especulações; Trata-se de futorologia barata, sociologia de mesa de bar, análise sem a menor pretensão nem obrigação de acontecer.

        E juro! Nunca quis ofender a honra dos EUA do meu comentário. Nunca! 😉

      • inquietar   •  

        http://topicos.estadao.com.br/crise-nos-eua
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Recess%C3%A3o
        http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/crisenoseua/

        Quando eu comentei de crise no EUA estava me referindo aos eventos recentes (especialmente de 2008). Caso eles tenham passado desapercebido por você é só clicar no links.

        É que a história da humanidade ensina uma coisa: todo império uma dia acaba. Toda grande potência uma dia perde a importância.

        Os EUA sabem disso. Até porque, antes do século XX, quem ditava as regras eram os Ingleses (que ainda estão por aí, mas com uma relevância bem menor).

        Aí quando os americanos começaram a ter problemas econômicos (com o desemprego batendo recorde segundo os padrões deles e entre outros), ficou uma galera se perguntando: esgotou o modelo econômico norte-americano? Já acabou a era EUA? Já passaram o bastão para china?

        Alguma coisa mudou na relevância dos EUA para o mundo na última década? Não, ainda não.

        Só que eu não estava fazendo uma análise econômica no meu comentário. Era só especulação barata, futorologia, sociologia de boteco. Um jogo com os fatos que a realidade apresenta.

        Um dia os EUA deixarão de ser potencia. Pode ser daqui a 17 anos quando eles passarão o bastão para o Brasil (isso se o Mantega, a Copa e as Olimpíadas não arrasarem o país).. Ou daqui a 500 anos, quando o Território Independente da Patagônia mandará no mundo. Ou em 3405 quando um cometa destruirá metade do planeta e colocará em cheque esse hábito da raça humana de se dividir em estados-nação.

        Juro que no meu pequeno exercício lógico eu não quis ofender a honra dos EUA. Era só brincadeira, viu? 😉

  3. lialuz   •  

    Essa brincadeira foi muito criativa adorei!!!

  4. joão cruz   •  

    Parabens vcs sempre se superando é uma pêna que só a Globo não veja isso. Alias os novos comandantes de programação não gostam de programas inteligentes e de profissionais de gabarito…nada pessoal por favor, mas quando aquela apresentadora do RJ-TV, fez fantástico, festa do fim de ano, jornal nacional, alguma coisa está mudando e não é pra melhor…

  5. Leitora Cassetonauta   •  

    Eu traduzi com a ajuda do Google e enviei ao Michael Moore. Acho que ele vai gostar muito também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *