FACEBOOK CENSURA MINHA CHARGE

Quando era cartunista do Pasquim, tive vários desenhos censurados em Brasília pelo famigerado Departamento de Censura da Polícia Federal. De lá pra cá, felizmente, temos liberdade de expressão nesse país. Mas ontem fui mais uma vez vítima de censura em pleno século XXI. O Facebook, alegando suas políticas, excluiu a publicação e bloqueou novas postagens por 24 horas por causa de uma charge que publiquei. A charge tinha uma caricatura da Dilma segurando uma bandeja onde estava sua cabeça. Título: Sugestão de Corte no Orçamento. Se o desenho desagradou a militância governista, tudo bem, as pessoas têm todo o direito de reclamar. Mas que o Facebook prefira censurar uma obra cedendo aos apelos de uma militância paga com o dinheiro do contribuinte, a exibir a liberdade de expressão de seus associados é um absurdo que deve ser repudiado por todos aqueles que acreditam na democracia.

15-09

1.2mil
ao todo.

Hubert

Hubert de Carvalho Aranha se descobriu um humorista em 1977, quando entrou para a equipe de redatores do jornal O Pasquim. Este trabalho o impulsionou para mais tarde criar O Planeta Diário, ao lado de Reinaldo e Claudio Paiva, em 1984. Mais tarde os membros do Planeta Diário e seus "concorrentes" da Casseta Popular foram convidados para escrever o programa TV Pirata dando início à parceria que se transformou no grupo Casseta & Planeta.

12 Comentários

  1. Otavio Machado   •  

    uma charge à altura do momento, de humor fino, sofisticado, remetendo à história – desta vez com uma sugestão só cabível no universo das charges e, do meu lado, vou entrar “de cabeça” na contramão do FaceBook, correndo riscos de tê-la ccortada por este mantenedor de falsos paraísos virtuais onde todos são felizes o tempo todo e tudo tem gosto de hipocrisia coletiva. Nas democracias também é possível forjar ditaduras de costumes, que apenas refletem o non-sense da parte da população que faz parte dos 7% dos “admiradores da Dilma”, sub-seita petista em extinção e aqui vai uma maldição: que leve junto os censores do FaceBook…

    • antonio carlos   •  

      Lamentável, sem qualquer dúvida, essa e toda forma de censura.
      A Presidenta Dilma foi eleita por 51% dos votos. É uma interpretação falsa dizer que ela tem apenas 7% de admiradores.
      O mais engraçado é ver gente que hoje reclama dos raríssimos casos de censura estar politicamente de mãos dadas e com os mesmos interesses dos censores e assassinos da ditadura de 64.

    • Professor Karlos   •  

      Lamentável, sem qualquer dúvida, essa e toda forma de censura.
      A Presidenta Dilma foi eleita por 51% dos votos. É uma interpretação falsa dizer que ela tem apenas 7% de admiradores.
      O mais engraçado é ver gente que hoje reclama dos raríssimos casos de censura estar politicamente de mãos dadas e com os mesmos interesses dos censores e assassinos da ditadura de 64.

  2. Marcelo Barbosa   •  

    aprende a desenhar direito, kct!

  3. Alice Maria   •  

    SER RETALIADO POR QUEM DIZ TER SOFRIDO COM A DITADURA É UM MOTE PARA UMA PIADA!
    Aliás a presidentA Dilma, a gatinha do planalto, a mulher sapiens é uma grande piada.
    Coitado de nós…

  4. Pingback: A decaptação da criatividade |

  5. Socrates   •  

    Na verdade a censura não é exatamente pelo facebook e sim pelos militantes petista que devem ter denunciado o vídeo dele, acho que o bloqueio é justamente pelo facebook não fazer analise editorial e sim escutar seus usuários. Temos que repudiar fanatismo politico e solicitar que o facebook crie uma ferramenta para democratizar as postagens, assim como ter pessoal denunciando ter pessoal apoiando as postagens.

  6. Lr   •  

    Acompanho sua carreira a muitos anos, vejo que continua com o mesmo humor ácido e certeiro, muito bem vindo nesta época de tantos narizes ” marrons”.

  7. Pingback: CENSURA TORTA MAS, CENSURA | Blog do Giulio Sanmartini (1944/2013) ....................................Para bom entendedor, meia palavra basta!

  8. Zhungarian Alatau   •  

    Coxinha adora essa choradeira… Criticaram tanto a Venezuela, o tal bolivarianismo, e taí: a direita lá ganhou e o presidente Maduro já reconheceu a derrota. Simples assim. Agora, ficar de mimimi porque “censuraram” no face… Me poupe… Tanto não censuraram porra nenhuma que sua “glamorosa” e “criativa” charge está aqui. Queria ver era os senhores indignados criticarem a sonegação da Globo.

  9. Maria de Fatima Rozadas   •  

    Perdeu o emprego na Globo e agora quer ser chargista e comentarista político? Acho melhor tentar ser piadista em churrascarias do interior do Brasil. A propósito, existem ótimos cursos de desenhos para iniciantes.

    • Luís   •  

      Pois é. Como chargista e comentarista político ele ainda é um péssimo humorista.

      Mas eu duvido que ele publique este comentário. Comentei um outro texto e até agora estou esperando a publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *