O WIKIPÉDIA DO FUTEBOL

nilton santos

Acabo de chegar da minha pelada semanal. Sentei para escrever sobre o maior lateral de todos os tempos e só me vinha um pensamento. Ainda bem que Nilton Santos não estava no alambrado vendo aquele verdadeiro atentado. A bola, uma inocente vítima das nossas pixotadas. Furadas incríveis, chutes totalmente descalibrados, divididas bisonhas. Tudo que o mestre Nilton sempre condenou. Se estivesse ali assistindo àquele descalabro, com certeza teria ligado para o 190 e denunciado todo mundo que estava em campo à polícia. Estávamos cometendo um crime hediondo.

Ouvi Nilton Santos em diversos depoimentos explicar como se deve tratar uma bola. Era sua namorada. Galante, ele a cantava,  cuidava da menina, protegia, levava para jantar, oferecia flores e, quando ela estava no papo, fazia o que bem entendia com a donzela. Nilton era fiel à bola, mantinha uma relação estável com ela. Era um namoro bonito, completamente diferente dos cabeças de bagre que vemos por aí, que só querem saber de ficar por alguns instantes para em seguida jogar a pobrezinha para escanteio.

Nilton também só vestiu dois uniformes em sua carreira, o do Botafogo e o da seleção brasileira. É de um tempo em que era possível passar a vida sem trocar de clube. Não precisaria sequer trocar de calção. Nilton não caía, não dava carrinhos, não entrava rasgando, como muitos se orgulham de fazer. Resultado: mantinha a elegância nos noventa minutos em que estava em campo. Poderia sair do Maracanã direto para uma festa de casamento, bastaria trocar as chuteiras por um bom par de sapatos, o resto de sua roupa estava impecável, até se via o vinco no calção.

O Wikipédia do Futebol jogou num tempo em que não haviam tantas câmeras registrando um jogo. O YouTube da época se resumia ao Canal 100 e as jogadas só eram vistas no cinema. Hoje em dia qualquer pelada como a que acabei de jogar pode ser assistida na internet, de qualquer lugar do mundo. Mas hoje é um dia especial. O dia do aniversário do homem que sabe tudo de bola. Fique tranquilo, Nilton. Em respeito a tudo que você representa para esse esporte, não vou ter coragem de exibir o que eu e meus amigos acabamos de praticar. E se por acaso aquilo for parar na internet, não vou chamar de futebol. Aquilo não tem nada a ver com o que você fazia em campo.

(publiquei este texto em algum aniversário do Niltão. Sua imagem é imortal, assim como seu futebol)

5 Comentários

  1. D E N U N C I A U R G E N T E:
    do site:
    http://radiobotafogo.com.br/m/discussion?id=5224978%3ATopic%3A500228

    Caros amigos estou estarrecido, inconformado e pasmo com o que acabei de saber nesta tarde com o que acabei de ficar sabendo esta tarde.

    Hoje foi aniversário do pai de um grande amigo meu e fomos comemorar o aniversário dele hoje no Gávea Golf Club, em meio a comemoração dentre os convidados estavam Guilherme Paes, irmão do nosso dignissimo prefeito Eduardo Paes, no qual a sua filha Maria Eduarda é noiva do enteado do Marcelo Campos Pinto(executivo da globo) que estavam todos na festa, pois bem em meio a confraternização ei que surge o assunto do Engenhão e pasmem com o que vou relatar agora.

    O Botafogo estava com o naming rights em torno de R$ 30.000.000,00/ano até o final de 2016 engatilhado com a Wolks, inclusive com amistoso acertado com o Wolfsburger para a comemoração, pois bem como seria de praxe e por contrato o Botafogo comunicou a prefeitura sobre o assunto e informando da concessão do nome para a Wolks, a mesma prefeitura sabendo disso informou a globo o ocorrido e pasmem veio uma “ordem” da Globo mandando o prefeito arrumar um jeito de evitar isso pois a CAIXA que era uma das interessadas naming rights do Engenhão deveria ter a prioridade e que não era do interesse da emissora que o Botafogo conseguisse este investimento, pois no interesse da emissora somente o Flamengo e o Fluminense no Rio de Janeiro deveriam possuir tais investimento, caso o botafogo conseguindo este investimento ficaria complicado pois o mesmo iria se reforçar e poderia dar trabalho para os favoritos ao titulo que interessariam a Globo casos de Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Fluminense.

    Como foi esta conclusão, conforme foi dito o laudo da empresa SBP que condenou o Engenhão estranhamente apareceu 4 meses após ter sido encaminhado um primeiro laudo da empresa no qual foi desconsiderado e exigido uma “nova” análise que durou 2 semanas, a globo tem interesse de certos clubes briguem pelo titulo e certos clubes fiquem de fora.

    Estranhamente o laudo do Engenhão já passou por 3 outras empresas e até mesmo pela Assossiação de Engenharia do Brasil que é o orgão mais respeitado em matéria de Engenharia e Arquitetura da América Latina que afirmam que o problema informado no Engenhão não existe e mesmo assim a nossa prefeitura teima em não vai libera-lo.

    Agora o pior foi saber que o atual gerente do botafogo senho Sidney Loureiro e o gestor de futebol Chico Fonseca estão a par de tudo isso, a idéia é que o Botafogo não não crie problema com a promessa do naming rights da Caixa vingar ano que vem com valores bem menores do que o acertado com a Wolks, e que por isso os mesmos se aproveitaram da situação e pediram o afastamento do Mauricio Assunção da presidência e que os únicos no botafogo não sabem dessa história seria o Carlos Augusto Montenegro e o Sergio Landau.

    Bom sei que pode parecer loucura mas a fonte disso tudo eu dou agora e boto a cara pra bater se quiser, quem passou tudo isso foi Ricardo Costa Martins o enteado do Marcelo Campos Pinto e namorado da sobrinha do nosso prefeito Eduardo Paes que estava bebaço e cuspindo para quem quisesse ouvir essa história sendo até repreendido pelo seu sogro Guilherme Paes.

    Repassa para o ex-Presidente Carlos Augusto Montenegro.

    muito obrigado

  2. Carlos   •  

    pois, é carissimo Antonio, e até agora ninguem tomou uma minima iniciativa para o caso para a frente.

  3. Iracy Saraiva   •  

    No momento em que leio esses textos, ouço vozes entoando o hino do meu glorioso time – o Botafogo – e olho pela janela. Instante em que nosso querido e inesquecível Nilton Santos deixa o salão da Estrela Solitária em direção à sua última morada. Que ele vá com Deus, conversar com tantos outros queridos do Botafogo que também já não estão entre nós; de corpo tão somente, é claro, pois as imagens são eternas enquanto estamos aqui para lembrá-las. Ser botafoguense não é para qualquer um…
    Siga em Paz, saudoso Nilton!

  4. Simone Mello Barizon   •  

    Não dá para acreditar no que meus olhos leram. INADIMISSÍVEL!!! SEM MAIS COMENTÁRIOS!!!. FALA SÉRIO!!!!

    OBS: Já estava desconfiada mesmo antes de ler hoje, agora, a notícia do ENGENHÃO. Ninguém é tão idiota ao ponto de não perceber que havia, realmente, algo de estranho, para não dizer outra coisa, no ESTRANHO LAUDO DO ENGENHÃO!!! ACORDA GENTE. QUEREMOS O ENGENHÃO DE VOLTA. JÁ, AGORA!!!

  5. jorge emmanuel   •  

    As pessoas que dirigem o botafogo parece que gostam de ver o clube ser tratado como um clube pequeno e inferior aos outros pois essa estória do engenhao o torcedor não engoliu já ouve vários ventos com rajadas de mais de 80km e o estádio esta empe não caiu nada se o estádio fosse do flamengo não seria interditado assim como eu não consigo entender como um time que ficou uma semana parado descansando e treinando entra num jogo de decisão contra o flamengo jogando aquele futebol ridículo andando em campo e so o adversário jogava e por esses motivos que a torcida do botafogo esta sumindo dos jogos a muita coisa errada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *