OI VITINHO, TCHAU VITINHO!

Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2013

Prezado Vitinho.

Fico impressionado como você é rápido. Seu dribles, seus chutes, sua meteórica ascensão e a imediata paixão que a torcida alvinegra sentiu por você. Mas você foi rápido demais. A torcida queria um relacionamento sério e você só quis ficar. O poeta botafoguense Vinicius de Morais dizia: “que seja eterno enquanto dure”. Pena ter durado tão pouco.

Não fazem muitas rodadas, você era uma promessa questionada nas arquibancadas. Chamado de “fominha”, “afoito”, “individualista”, atuava como um potro ainda por ser domado. Com o tempo, sempre curto, foi mudando sua forma de atuar. Ouviu o conselho do velho e bom Seedorf, aprendeu a servir e não esqueceu como se chuta de longe. Calibrou a pontaria, manteve a audácia, puxou pra si a responsabilidade do jogo. E nós lá de cima das cadeiras do new Maraca reconhecemos. Gritamos seu nome. Acho que você ouviu.

Esta semana começou mal pra nós. Já no domingo, fomos a Curitiba e não entramos em campo. Talvez o time tenha preferido conhecer a Ópera de Arame ou a famosa Rua 24 Horas…

O pior estava por vir. A noite de segunda estourou a bomba. Vitinho foi vendido. Não acreditamos. Como podia isso? Imediatamente começamos a maldizer a diretoria. Achamos ser obra da incompetência. Depois, vimos que o problema foi dinheiro. Seu passe valorizou rápido demais, o clube não teve tempo de elevar as barreiras e por uma tranca mais forte na porta pra segurar você. Gostaríamos que nosso clube fosse rico como um Barcelona, que pagasse em dia os salários, que não estivesse imerso em dívidas fiscais e trabalhistas. E cofre vazio não para em pé.

Como nos tempos da guerra fria, nosso inimigo foi um russo. Um agente duplo, travestido de empresário te convenceu de  que era uma boa fugir para Moscou. Talvez tenha lhe dito que a Rússia também é Europa, como Portugal do Porto, que também lhe queria. Omitiu que o futebol da Rússia é jogado na Sibéria, onde os jogadores são esquecidos no frio e na solidão. E que você não ouvirá seu nome ser gritado pelos moscovitas, não dará autógrafos nas ruas, poucas vezes sairá do banco – não o banco onde estão depositadas as oito milhas de euros, mas aquele ao lado do campo, onde vai tilintar de frio aos 20 graus negativos.

Queríamos ter gritado seu nome no jogo contra o Atlético lá em Minas, como fizemos no Maraca. Mas você foi rápido e sumiu da concentração. Não tivemos tempo sequer de nos despedirmos. Você podia ter ficado até o fim do ano, pelo menos. Certamente uma boa proposta surgiria, mas a gente teria tempo de se conhecer melhor. Ao contrário de nós, alguém não acreditava que seu talento durasse até lá. Alguém tinha pressa de faturar.

Talvez tenha sido aconselhado a agarrar essa oportunidade, que outra igual não surgiria. Essa pessoa estava certa. Não teria outra igual e sim melhor, para um clube no centro do futebol mundial, um clube da Europa ocidental. Poderíamos acompanhar suas jogadas pela ESPN, cutucar o amigo e dizer: “esse aí foi criado aqui em casa”.  Isso certamente não passa pela cabeça de um jovem de 19 anos. Você não terá 19 anos a vida toda. E um dia vai ter consciência da gloriosa história de que você fez parte, de forma fugaz, qual um cometa.

Não somos um clube de cometas, Vitinho. Somos o clube da estrela solitária. E duvido que venha a ter no peito um símbolo tão bonito.

E ninguém cala…

75 Comentários

  1. Luciana Mastrangelo   •  

    Choreiii!! To com o coração partido com a saída dele, porem, um pouco sanada com a vitoria de hj!! Espero que isso não afete nosso imenso clube!! Vamo com tudo!! #EuAcredito

    • Diogo   •  

      Exatamente o meu sentimento… eu acredito no título!

    • Lourdes Moreira   •  

      O jogo com o Galo, me deu mais uma certeza que esse grupo faz o caminho de que que ser campeão nas duas frentes. Mesmo a diretoria fazendo desmanche dia a dia, e os salários continuem atrasados. Parabéns, rapazes! Vocês já estão na história do Clube por tudo que fazem em campo, embora fora dele, esteja uma zorra! Já saíram cinco(5),só nesta temporada. E já se fala que o Henrique está indo pro Real Madri B.
      Mas o universo conspira em nosso favor. Embora muitos não queiram, não tenham
      sede de títulos. Nós e o atletas temos, queremos e vamos conquistá-los. E depois não venham dizer que o mérito é da cartolagem. O mérito é da união dos jogadores e do Oswaldo, que já está quase fazendo mágica. Avante, Botafogo!

  2. Mr. Fota.   •  

    Carta Fodastica!

  3. Pingback: OI VITINHO, TCHAU VITINHO! Por Hélio de la Peña | Botafogo News

  4. Danilo   •  

    Vitinho tá certo. é melhor passar frio. Do que termina a carreira pobre.
    Cadê os “Badalados”. Lulinha? Toró? Kerlon? Lenny? e Keirrison? eternas promessas. Todos no ostracismo, jogando séries B, C e D.
    Bruno Mendes chegou ao Botafogo, metendo gols a rodo. Agora ele é reserva do reserva!

    • Helio de La Peña   •     Author

      “terminar a carreira?” ela tá só começando! ou você também acredita que ela não chega ao fim do ano?

      • Pedro Pinheiro   •  

        Não vi, em nenhum desses caras que o Danilo citou, metade do talento do Vitinho. Infelizmente, foi explorado por quem queria lucro rápido, e não teve cabeça pra entender o que 99% das pessoas estavam aconselhando. Que vá e seja feliz. Seremos ainda mais felizes por aqui.

      • Gabriel Lima   •  

        Concordo Helio. O que vejo é que estamos longe do profissionalismo de grandes empresas, aquelas que tem políticas de carreiras, plano de retenção do profissional e acima de tudo foco nas bases que são e serão as peças de substituição imediata, pois ninguém é insubstituível. Estas deveriam já esta em prática desde o início da “lei Pelé” que tirou o poder das instituições e colocou nas mãos dos “caras de gravata”. Enfim companheiro, esse foi o quinto que já se foi desde o término do estadual.

  5. Allan Magalhães   •  

    ótimo texto, só que o russo também passa na espn

  6. Vinicius Saints   •  

    Sou Tricolor, vim parar aqui pelo Rica Perrone, e gostei mt de seu texto Hélio. É uma pena que o futebol brasileiro ainda perca essas jóias para empresários que colocam minhocas nas cabeças dos moleques, que acabam enchendo os olhos com os $$$$ que surgem na sua frente e esquecem todo o resto, que no fim, seria mais importante e mais lucrativo a longo prazo caso ele conseguisse manter essa evolução dele, que certamente não será acompanhada por nós com ele se escondendo na neve, se é que ele terá a oportunidade de explodir como nós imaginávamos. Uma lástima. Abraços

  7. Carlos Rezende   •  

    Muito fácil

  8. Victor   •  

    E ninguém caaala esse chorôrô…

    esse é o futebol de hoje em dia amigo, pode ir se acostumando !

  9. Ronaldo Bueno   •  

    Dinheiro não compra história e isso talvez você não vá a ter. Até o final do ano já vão ter esquecido você ! Vacilou …

  10. Carlos Rezende   •  

    Julgar o garoto é fácil

  11. Lucas   •  

    muito lindo! disse tudo hélio

  12. angelo perruso   •  

    brilhante hélio, orgulho de sermos alvinegros ! abçs

  13. Roberto Pernambuco   •  

    E ninguém cala… Esse chororô…. tem que completar…

  14. otavio   •  

    Não tem nem comparação com esses acimas mencionados (Lulinha ,, Toró , Kerlon , Bruno Mendes ) Ele é diferenciado , e teria um ótimo futuro aqui !!!!! Belo texto !!!

  15. Claudio   •  

    Tá de brincadeira héin Hélio….deixa a paixão de lado e se coloca no lugar do cara…..3 meses de salário atrasado, uma história difícil em alguma favela do RJ….vê de frente uma oportunidade de mudar a vida dele e de toda família e vai deixar escapar???
    e se ele se contundi no jogo de hj e precisa ficar fora até o fim do ano???
    a torcida iria gritar o nome dele até o fim do ano???
    não, ficaria esquecido, assim como seu salário que devia ser irrelevante comparado ao de alguns perebas por quem ele tem q correr e carregar nas costas…..e não se assuste não, chegou a vez de Dórea, tb deve ter o msm caminho.
    Mas, o choro é livre e disso vcs sabem bem!

  16. Pedro Lucena   •  

    Grande Helio! Bela carta, concordo plenamente.
    So acho que não podemos culpar o menino por ser inocente (pra na chamar de burro). Temos sim que culpar os empresários que “entendem” essas questões do futebol. E outra, não eximo a diretoria de culpa, pois, nós torcedores, podemos ter considerado o Vitinho uma peça chave apenas nos últimos 2 meses, mas a diretoria, e quem é la de dentro, sabia do seu valor e potencial, ja faz um bom tempo. Tanto me lembro, quando ele entrou pela primeira vez em um jogo profissional, muito “auê” sobre O Vitinho. Aquele que seria uma das maiores joias do clube. Mais ou menos 1 ano depois, “blindam” o menino dessa forma pífia??? Multa rescisória estupidamente baixa… O RAFINHA molambo vale mais de 100 milhões.
    Minha opinião: A venda do Vitinho ja tinha sido planejada. Estipularam essa multa (empresários e dirigentes) para diminuir riscos e conseguirem vender o menino. Ele extourar dessa forma, foi inesperado pela diretoria. Resultado: perdemos um joia RARA.

    Abs!

  17. Marcos Krause   •  

    Muito boa mas naum pode isentar a Diretoria. HENRIQUE também foi embora e chegou quem??? Como vai ser o final sem peça de reposição??? O elenco é bom sim, mas esse é bom já foi uns 5 jogadores embora … ! Para de passar a mão na cabeça da diretoria. A Diretoria tem sua culpa e muito!!!

  18. Diego   •  

    Dória irá provar a ele no futuro que dinheiro não traz admiração de uma torcida.
    Tinha tudo pra ser um ídolo aqui na torcida, conquistando um titulo e sendo lembrado e respeitado por gerações. Infelizmente será lembrando como, O MERCENARIO.

  19. Igor Nunes - Maceió- AL   •  

    Duvido que alguém que receba 35 mil e tenha uma proposta de 500 mil recuse, duvido! Em um mês la ele vai ganhar o que ganharia aqui em um ano. Ele tem família, precisa garantir a vida de todos, mesmo com os desprezados 19 anos. Nem tudo é dinheiro, mas os anos que ele investiu sonhando em dar uma vida melhor pra família dele hoje valeram a pena, se ele se machucasse seriamente no jogo contra o atletico, certamente não seria valorizado no fim do ano. Talvez nunca mais voltasse a esse futebol que tem jogado, a oportunidade do sonho apareceu e ele foi sem medo. Parabéns Vitinho, você conseguiu o que muitos sonham!

    • Helio de la Peña   •  

      conseguiria tanto quanto ou mais no fim do ano, só isso.

  20. Roberto Marins   •  

    Excelente Helio !!!! Do jeito que ele estava jogando, poderia até vestir a amarelinha 2014. Mais ele gosta de frio !!!!!

  21. Fred Santos   •  

    Uma pena ele ter saído, mas ele não teve escolhas, deixou de ganhar 35 mil no Bota, pra ganhar 500 mil na Rússia… Além de tudo esses jovens jogadores não pensam por sí próprios, os seus empresários, que só visam lucros, os obrigam e os convencem a fazer tudo que mandam… Acredito que os empresários também ficaram com medo do Vitinho ir pra agência do Seedorf, tentaram vender e “se livrar” logo do garoto…

    • felipe   •  

      fred, o botafogo ia aumentar o salario dele para 200 mil, mas ele não quis!

  22. Rafael Ferreira Elias   •  

    Hélio, apesar de não concordar 100% com o seu comentário em relação à ”não culpa” da diretoria, belo texto. Vitinho passa e o Botafogo fica. Hoje foi daquelas vitórias que senti vontade de sair à rua gritando ”Fogo! Chupa, mundo!”. Não, não foi do Flamengo que ganhamos. Isso é para o próximo capítulo. O capítulo de hoje foi outro, como por exemplo, vencer o campeão da América na casa dele, onde todos morreram, menos nós. Nós, que passamos a semana inteira ouvindo na TV, no rádio e lendo nos jornais, que a desclassificação viria naturalmente hoje. Tão natural que esqueceram de combinar com o Jefferson, com o Dória e com o Rafael Marques (dá-lhe, Oswaldo!). Bem, pra me despedir aqui, deixo a seguinte reflexão… Botafoguenses, me chamo Rafael Ferreira Elias, 26 anos, formado em jornalismo, de Barra do Piraí e botafoguense, sim, BOTAFOGUENSE. Daqueles que já viram o suficiente pra se aborrecer, desconfiar e até desacreditar no Glorioso. Glorioso? Sim… Pois também já vi o Túlio fazer gol de título brasileiro, o Loco dar cavadinha e o Jefferson pegar pênalti em fim de jogo contra o Flamengo no Maracanã. Você acha pouco? Estamos escrevendo a história, a nova história, pois o Botafogo continua, sem o Vitinho, mas com a sua torcida e com o time que até agora, neste ano de 2013, só deu motivo de orgulho. Vamos em frente.

    • Cida Calixto   •  

      Perfeito!

  23. Nane   •  

    Nooossa La Peña…escreveu tudo o que tava entalado na garganta de qualquer ‘bom torcedor alvinegro’ ! Objetivo e sutil no desabafo…
    Acho difícil, esse ano, conseguir ler um texto melhor que este!!! F**da!!!
    Sem mais.

  24. Wagner   •  

    Helio acho que vc errou em dizer que a culpa não e da diretoria e sim do dinheiro, mais a culpa e sim da diretoria em não ter dado um aumento pra ele e então colocado seu passe pra 30 ou 40 milhões diretoria de visão pequena que não acredita em seus funcionários que esses sim mostraram competência em revelar um garoto como esse a diretoria podia sim segurar ele se quisesse! Outra coisa vc conhece algum Wagner Carneiro da Silva? Ele e jornalista tbem preciso muito da sua resposta

  25. cristiano de morais   •  

    helio,vc é foda!
    carta muito bem elaborada,parabens!

  26. Patric   •  

    Bela crônica…

  27. eduardo leitão   •  

    parabens helio, que texto sensacional, parabens pelas palavras, espero que cheguem aos olhos desse jogador que poderia ser um neymar carioca mas preferiu ser um vagner love e partir pra um país totalmente sem visibilidade, e nós que acompanhamos bem o futebol sabemos que até samuel eto´o e roberto carlos sumiram no frio da russia, quem dirá vitinho, uma futura antiga promessa do futebol brasileiro. botafogo sempre, abraços helio

  28. Drean   •  

    Cara., vc humilhou… Assino em baixo

  29. alexandre amorim   •  

    sensacional!!! queríamos um relacionamento sério, ele só quis ficar!! kkkk..Grande Helio!! Vitinhos passam, túlios passam e o fogão continua… Esse ano algo muito bom está reservado para todos nós.Saudações alvinegras!!!!

  30. André Nachbin   •  

    Ótimo texto Hélio, assino embaixo. Longe das peladas cariocas, estou em Bath, Inglaterra por 6 meses. Chegamos há 12 dias e já descobri (não sabia) que tendo Premiere FC posso ver (e já vi) o Fogão jogar ao vivo no meu laptop. Para completar o time local é alvinegro já devidamente apelidado Bath-a-fogo. Grande abraço, André Nachbin.

    • Helio de la Peña   •  

      você tá fazendo falta nanossa pelada! boa sorte e volte logo, andré!

  31. Fernando   •  

    Excelente texto, meu caro! Excelente! Traduziu muito bem o que pessoas sensatas pensam a respeito, a meu ver.

  32. maykbrunnoMayk   •  

    Eu sou Flamenguista e tô puto. ¬¬ Que Caboco sem noção, iria ser fácil revelação do Brasilero ou até o Craque, aí o cara segue um empresário que diz q ele tem de ir pra Rússia? É triste isso.

  33. Leise Assis   •  

    O Botafogo é maior do que o Vitinho! Foi bom enquanto durou, foi eterno enquanto durou… Mas sobrevivemos sem ele! E vamos continuar lutando!
    O BOTAFOGO É UMA FORTALEZA E SUA TORCIDA JAMAIS SE RENDERÁ!

  34. Luciane Lessa   •  

    Ótimo texto!!! Parabéns!!! Acredito que você conseguiu resumir os sentimentos da maioria dos botafoguenses… Achei esta saída prematura… e muito cruel, pois nem tivemos o direito de uma despedida. Mas o Botafogo é maior que tudo!!! Bola frente!!! E rumo aos títulos!!!

  35. Pedro Nolasco   •  

    Deixem de ser ridículo, pelo amor de deus. O cara ganhava 15 mil que nunca eram pagos e vai ganham meio milhão por mês. Foda-se o frio, o botafogo e a seleção. Ele vai encher o rabo de dinheiro, qualquer um que não seja maluco iria. Como o texto diz, ele não terá 19 anos a vida toda e é justamente por isso que tem que ir. Fazer o pé de meia dele, aproveitar e fechar um baita contrato. A carreira de jogador é curta. Vai esperar a oportunidade passar?

  36. Silvio Emmanuel   •  

    Parabéns, belo texto. O pior de tudo nessa história na minha opinião foi a maneira chula que a mulher dele respondeu um torcedor, com xingamentos e insultos, a ingratidão é um mal que assola a maioria dos seres humanos, Vitinho, sua mulher e sua família não podem se esquecer que o Botafogo foi o clube que lhe deu ascensão, e se ele está indo (de maneira pouco sábia) para a Rússia é graças ao Botafogo e a mais ninguém. Ao meu ver o único erra da diretoria foi não ter renovado antes esse contrato de Vitinho e assim estipular uma multa mais alta, mas é a vida, não posso e nem tenho o direito de julgar essa atual administração que ao meu ver, nos meus 25 anos de vida, é de longe a diretoria mais séria e mais comprometida com o Botafogo.

  37. Diego Euriques   •  

    Putz! Parabéns! Quase chorando aqui. Nada a acrescenter, além de: orgulho de torcer pro mesmo time!

  38. Marcos Fonseca   •  

    Fantástico.

    Hélio de la Peña dá orgulho de ser Botafoguense. Pena que não conheci pessoalmente. Apenas seu habilidoso irmão Cesinha que jogava futsal com meu irmão (grosso, não a toa apelidado Rocky) no colégio (pentágono).

    Na faculdade de engenharia de produção da ufrj quando entrei em 95 Hélio já tinha saído há muitos anos. Pena que as únicas pistas deixadas foram alguns exemplares do casseta popular nas prateleiras do abandonado CAENG. Mas todas fantásticas. Ainda foi homenageado por algumas turmas da produção como a minha com merecimento.

    Ontem estive no independência. Contra todos os prognósticos de queda na torcida, dívidas astronômicas, penhoras, sem estádio, mídia contra e agora ídolos vendidos nós resistimos. Definitivamente somos diferentes. Talvez seja alguma seleção natural, onde só os românticos sobrevivam. Só os sonhadores. Só os caras bacanas. Sei lá. Mas definitivamente somos times de estrelas e não de cometas.

    Vitinho o Botafogo não precisa de você. O Bota precisa é da sua torcida.

  39. Luiz Eduardo   •  

    Hélio, parabéns pelo texto ! Duvido que os empresários inescrupulosos que o venderam deixaram ele ler isso…mas que seja feliz. Torci por ele. Infelizmente estão querendo acabar com nosso Fogão: tira estádio, o MP não faz acordos como fizeram como outros times, confiscam nossas rendas…e ainda o time joga. Não sei até quando, temos de ir aos estádios e mais ainda pressionar esse governo a tratar-nos da mesma forma que os outros clubes. Não acredito que nosso departamento jurídico seja tão ruim a ponto de não conseguir fazer esse acordo. Senão outros irão embora e estaremos brigando para não cair de novo. Vamos e temos de mudar isso. Use sua influência pública e ajude o Fogão da forma que puder, afinal queremos pular juntos por este título brasileiro.

  40. Ernesto Junior   •  

    É meu caro Helio o Vitinho foi tão rapido q nem se deu conta de onde estava jogando e q poderia escrever sua historia na linda historia Gloriosa do nosso Glorioso. Só lamento por ele…

  41. Angelo   •  

    Vai Tominiasky nokusov camarada Vitinhovski!

  42. Helio,
    infelizmente hoje o que manda é o dinheiro. Somos um time que valorizou, acima de tudo, o trabalho que começou ano passado. Entendemos que o clube esta em dificuldades e que precisávamos. No entanto o quanto podemos perde com todo esse assedio em cima dos jogadores do clube? Perdemos titulares, perdemos banco, perdemos para amistosos, perdemos por lesão e se continuar nesse ritmo temo por perde títulos. Temos pela frente um campeonato brasileiro fortíssimo esse ano e um mata-mata na copa do brasil que já ficou provado o quão difícil é. Quero voltar a gritar e mostra para geração que estou deixando como o time que torço fez historia em meio a tantas adversidades. Possuo 3 filhos uma menina de 4 um menino 3 e uma menina de 9 meses. A minha família em peso é flamenguista minha filha de 4 anos fica implicando comigo gritando mengo kkkk e meu filho me defende gritando fogo e a pequena só rir kkkk. Resumo se queremos crescer temos que conquistar os pequenos com titulos e bom futebol.

    sou BOTAFOGO ate morrer!!!!!!!!

  43. Luiz Ferreira Santana   •  

    Vitinho, assim como foram tantos grandes craques que nos deixaram, lembro quando praticamente parou Garrincha, Heleno, Quarentinha, Nilton Santos, Didi, Zagallo, Jairzinho, Roberto, etc., mesmo assim não morremos. Não morreu o clube, a instituição Botafogo, esta sim é eterna. Vitinho foi apenas mais um, como foram tantos e tantos durante mais de meio século que amo este clube.
    Se ele fez um bom contrato, financeiramente até pode ser, minha duvida é se ele irá se adaptar ao clima, ao idioma, a escrita, a forma de vida na Rússia.
    E o pior, a torcida Russa, extremamente RACISTA, não esquecendo que ele é negro, isso pesa e muito lá naquela parte da Europa Oriental. São milhares de casos de ataques racistas contra jogadores negros e mestiços.
    Será que ele irá suportar. Como agirá sua cabeça ainda em formação, diante de uma situação difícil como esta?
    Aqui, ele Vitinho, tinha um mestre, igual a ele na cor da pele, porem cabeça profissional ao extremo, dono de outra cultura muito diferente da nossa tupiniquim. Este padrinho podemos assim chama-lo, lhe orientava dentro de campo, lhe ensinava a ser um bom profissional em campo, lhe ensinava as boas maneiras, lhe dava bronca quando necessário, lhe puxava pelo pescoço para dentro do vestiário, na saída do intervalo dos jogos, para não falar besteira a repórteres ávidos por fofocas.
    Enfim, ele tinha apoio, mesmo com salários atrasados por quase 60 dias. Mesmo com salário pequeno em comparação a outros, mesmo tendo recusado a 5 semanas atrás, uma renovação de contrato com prazo e salário de R$ 150 mil mensais.
    Ele tinha uma torcida inteira que no inicio lhe torpedeava com criticas, mas como uma pedra preciosa, começou a ser delapidada por um mestre e ganhar valor de mercado.
    Um procurador de olho em ganhar 20% na transação, resolveu exportá-lo logo para o primeiro que pudesse encher-lhe os bolsos, estas aves de rapina do futebol brasileiro, e encheu os olhos deste menino.
    Vitinho, vá com Deus meu filho, você é cobra, ainda jovem, mas foi criado no Botafogo, Botafogo de Futebol e Regatas que lhe moldou profissionalmente.
    Osvaldo, Seedorf, todos lhe ajudaram, que tenhas sucesso, embora obscuro na Sibéria. A nós só nos cabe lhe desejar sucesso. Outros tantos virão, eu passarei por esta vida, mas o Botafogo continuará eterno com sua estrela solitária.

  44. Galak   •  

    Faço minhas as suas palavras. Belo texto. Parabéns e chupa vitinho.

  45. Pascoal   •  

    Parei de ler na terceira vez que li a palavra “chorei”.
    Acredito que deva ter sido premonitório o término do artigo “ninguém cala”, bem como (e igual), o término da paródia: “… Chora o Presidente, chora o time todo, chora o torcedor…”.

    Absurda a “piada pronta” oriunda de um humorista, por mais redundante que isso seja.

    • ana   •  

      acho que foi premonitório. um comentário oriundo de você não deve ser levado a sério.

  46. GLEIDSON   •  

    Parabéns pelo texto! Foda!

  47. Cíntia   •  

    Simplesmente extraordinário!

  48. marcio   •  

    Com todo respeito a torcida do botafogo

    Futebol é momento , hoje Vitinho juntamente com Seedorf são os melhores jogadores do botafogo .

    Jogadores de futebol tem que aproveitar a boa fase .

    Paulo Henrique GANSO para muitos era o melhor jogador em atualidade no futebol brasileiro quando atuava no Santos futebol club , rescusou várias e várias propostas maravilhosas para jogar fora do Brasil .

    Ganso fez a vontade dos torcedores santistas , hoje nao consegue jogar um futebol com a mesma qualidade de antes .

    Isso poderia acontecer com Vitinho .

    Ronaldo fenômeno saiu do futebol brasileiro praticamente com a mesma idade do Vitinho , para jogar no futebol da Holanda . Será que Ronaldinho foi criticado como vitinho está sendo hoje ?

    Ronaldinho conseguiu apresentar um belo futebol na Holanda e conseguiu ser visto por times de grande expressão , com isso se transferiu para Espanha e Italia , até ser considerado o melhor jogador do mundo .

    DECO ex Fluminense , fez a mesma coisa que Vitinho , não recusou a proposta que recebeu de um time de melhor expressão no qual se encontrava .

    Se naturalizou , ganhou muitos titulos e chegou a ser capitão da seleção de Portugual .

    Hoje é um jogador bem sucedido .

    Será que o Vitinho é o errado nessa história ou o coracão do torcedo botafoguense esta falando mais alto ???????

    Aos torcedores alvinegros agradeçam ao garoto pelo bom futebol que ele apresentou e pelas vitória que ele ajudou a conquistar com seus belos gols .

    Ainda que alguns torcedores estejam criticando a sua escolha , tenha certeza que , a grande maioria está torcendo pelo seu sucesso e quando chegar a hora da sua volta ao Brasil , vão pedir o Vitinho no botafogo novamente .

    Vitinho desejo a Você uma boa sorte e que Deus continue te Abençoando .

    Sucesso garoto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  49. Ronaldo Schettini   •  

    Belo texto,porém não será a ultima vez que um jogador de futebol deixará um clube de futebol,um país,ou o que seja.Os empresários pensam tão somente em sí próprios,com isto os sentimentos se afundam.Não estão nem aí.Só resta desejar boa sorte ao garoto.Como disse o Hélio,outro simbolo igual ao do Fogão jamais terá em seu peito…….Boa sorte Vitinho.

  50. Luiz Antonio Rios   •  

    Hélio, o Vitinho tem mais e que ser esquecido no frio da Sibéria e nunca mais voltar para o Fogão.
    Suas palavras, nas entrelinhas, falam isso, pois ele saiu rápido, sem dar satisfação, como se detestasse o Botafogo. O cara nem sequer deve ter se aconselhado com o Seedorf, pois se o fizesse aguardaria o fim do ano e seria vendido por muito mais.
    infelizmente nosso futebol está em decadência e os jovens de Comunidade só pensam em ganhar dinheiro de forma rápida. Aqueles que apoiaram a ganancia pueril dele, digo-lhes que, Deus o livre de uma contusão grave em terras de Moscou, pois se tiver, voltará ao Brasil para ser tratado e medicado e com certeza ao voltar curado para a Sibéria, será jogado no lixo tal qual um cavalo manco.
    Ele não derrotou e nem desanimou nós Botafoguenses, mas com certeza espero que tenha sucesso lá, e se um dia quiser voltar, as portas de General Severiano estarão fechadas para ele com centenas de Botafoguenses o impedindo de entrar

  51. Juliano   •  

    Olá Helio, sou flamenguista, mas seu texto foi foda, o problema de todo jovem atleta mal assessorado é esse, chega alguém querendo faturar logo e manda o muleke pra pqp e ele nunca mais vai jogar igual no botafogo, vai encher o bolso de dinheiro, mais vai ter uma carreira de merda.

  52. DUCLERT CORREA DA SILVA JUNIOR   •  

    Helio, deixei em seu face um texto, onde peço ajuda com seu prestigio para que aconteça algo que deixe o botafogo em paz para que possa se reerguer, veja bem… temos que pagar nossas dividas ate com jogador que foi ajudado qdo foi pego com maconha em exame e hoje entra com uma açao contra o clube…imagina um cidadao que cai dentro do buraco e qdo ele tenta sair vem gente com um porrete e mete na cabeça desse cidadao e ele levanta tenta subir de novo e leva outra porrada…Helio !! é muita sacanagem, penhoraram 15 jogadores porra e a imprensa so publica isso e ainda acusam que o botafogo nao vende..e o fla.? tb nao tem problema? mas não interessa.afinal o time nao esta na ponta…Meu Deus !! chegou a hora de torcedores ilustres inclusive dentro do Ministerio do trabalho que promovam um acordo, sera que nao tem? como o fla conseguiu? entende? ajude-me com seu prestigio a que deixem o botafogo em paz;

    OBRIGADO AMIGO

    DUCLERT BOTAFOGUENSE APAIXONADO

  53. Helder Jayme da Luz Ferreira   •  

    Caro De la Peña, gostaria muito que vc lesse o meu comentário. Me chamo Helder e como o Vitinho vim das divisões de base do Botafogo e também era uma promessa, pois eu tinha sido artilheiro dos juniores. No final de 1988, por pressão da diretoria, meu passe foi vendido para uns empresários da Suíça, porque o clube também naquele momento estava precisando de dinheiro. Te digo que relutei muito para não ir, pois minha vontade era ajudar o Botafogo a sair daquela humilhação de não conquistar o título carioca e também por amar o clube.Na época não tinha internet, então eu só ficava sabendo do campeonato de 1989 através de cartas que o Paulinho Criciúma mandava, sem dizer que um telefonema era muito caro. Pois bem, no dia 21 de junho de 1989, recebi um telefonema da minha mãe de Belém do Pará para dizer que o Botafogo tinha sido campeão e finalmente terminado o nosso sofrimento. Nessa noite eu chorei muito, estava sozinho eram 4 horas da manhã na Suíça. Então você escreve essa carta para o Vitinho e lembro com muita emoção o quanto eu sofri por ter deixado o Botafogo, poderia ter feito história no Titulo de 89. Essa historia eu conto no 1º livro de “crônicas do Botafogo” lançado em 2011.
    abçs.

    • Helio de La Peña   •     Author

      Helder, seu comentário me emocionou. como se estivesse lendo uma resposta ao que escrevi. vou publicar agora mesmo na minha página do facebook. obrigado. a partir desse momento te considero um dos campeões de 1989. vou fazer chegar seu caso ao pres. mauricio assumpção. grande abraço e boa sorte!

  54. Gabriela Rodrigues   •  

    Emocionante!!! Boa sorte, Vitinho… essa ingenuidade não é culpa sua. Vamos FOGOOOOOO!!!!

  55. fabio olliveira   •  

    demais ….

  56. Delmer Pereira Guida   •  

    A valorização do seu passe Vitinho, foi muito ligeira, foi mais rápida que o seu drible. E você, que estava estes dias no Audax, se esqueceu muito rápido dos caminhos traçados na Estrela Solitária. Como Hélio diz, ser ESTRELA, fazer parte da história da ESTRELA, teria sido um caminho mais sólido e você ganharia mais dinheiro também. A sua precipitação lhe deu prejuízos financeiros. Se você fica mais um ano no Botafogo seu passe teria valorizado para 20 milhões de dólares ou mais e seus salários teriam sido acima de 1 milhão por mês e ainda por cima , Vitinho, você teria o respeito de todos os torcedores botafoguenses.
    É Vitinho, com a sua precipitação, a gente conclui que você perdeu muito dinheiro e pior e mais importante, perdeu o respeito de milhares de botafoguenses que estavam começando a amar esse futebol lindo que você tem e que se desenvolveu em General Severiano !
    Agora voc~e vai ganhar menos do que deveria e jogar futebol nas geleiras frias da Rússia ! Vá com Deus Vitinho, na vida é errando que se aprende !

  57. ALEXANDRE DE SOUZA CHAVES   •  

    Valeu Helio, foi reto e direto!! somos alvinegros de corpo e alma…. ele se precipitou, foi na pilha do dinheiro desses empresarios pilantras!! poderia ter se valorizado mais, ter ido para um clube de ponta, na espanha,inglaterra,port boladougal,italia etc…… obs!!! O botafogo e o meu grande amor!!!!! tamo junto HELIO………VLW…..

  58. Luiz Sergio da Silva   •  

    Acessei tardiamente este site. Quero dizer ao Hélio, que à partir desta 4ª feira, 09/10/13, vamos retomar a caminhada para a Libertadores. Sonhei antecipado. Saudações Alvinegras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *