POR QUE O NATAL NÃO CAI NO RÉVEILLON?

 

– AC DC.
– Que isso? Por que lembrou dessa banda agora?
– Não tô falando da banda. Antes de Cristo, Depois de Cristo, é isso.
– Não sabia que você era religioso. Nessa época do ano todo mundo fica um pouco religioso, o espírito de natal toma conta das almas…
– Qua papo é esse? O Natal já passou, todo mundo já ganhou seus presentes, já foi nas lojas trocar por um vale e agora só pensa no réveillon que tá chegando.
– Eu também tava pensando no réveillon.
– Então você tava falando da banda mesmo. Vai botar AC DC na trilha da virada?
– Que trilha? Que virada? Esse negócio de escolher trilha pra virada não é comigo não.
– Não tô te entendendo.
– Cara, tava aqui pensando: antes de Cristo, depois de Cristo.
– Você já falou isso.
– Estamos em 2013 da era Cristã, certo?
– Até o dia 31, sim.
– Quando começou a era Cristã?
– Ora, no primeiro de janeiro do ano 1, que pergunta!
– No réveillon do ano 1? E o nascimento de Jesus, quando foi?
– 25 de dezembro, cara! Tá maluco?
– Peraí, a era Cristã não conta a a partir do nascimento de Jesus? Então a era cristã tinha que começar dia 25 de dezembro e não no dia primeiro de janeiro.
– Pô, é verdade, nunca tinha pensado nisso.
– Ou então Jesus tinha que ter nascido no dia primeiro de janeiro.
– Faz sentido.
– Ele nasceu no dia 25 de dezembro do ano 1 D.C. ou do ano 1 A.C.?
– Cristo não pode ter nascido antes de Cristo, né? Não pode ter vivido seis dias no ano 1 antes de Cristo!
– Mas se ele nasceu depois, por que o pessoal começou a contar o calendário onze meses e 25 dias antes?
– Sei lá, de repente eles já sabiam que ele ia nascer e passaram a fazer calendários e agendas com antecedência. Naquela época tinham muitos profetas prevendo o futuro…
– Esse raciocínio não faz sentido. Ele não pode ter nascido onze meses e 25 dias depois de Cristo, que vem a ser ele mesmo.
– Cara, já sei. Ele nasceu no dia 25 de dezembro, mas só foi registrado no dia primeiro de janeiro. Nessa época o réveillon ainda não era feriado, o cartório tava funcionando.
– Sim, mas por que José não registrou logo o menino?
– Sei lá, preguiça. Todo pai só registra o filho uns cinco, seis dias depois, quando a mãe reclama pela centésima vez.
– Eu acho que pode ser pra não haver coincidência de datas. O Natal podia sair perdendo se juntasse com o Ano Novo. Ninguém iria à missa do Galo, todo mundo ia direto pra praia de Copacabana.
– Talvez seja por causa do Roberto Carlos. Acho que ele não topou fazer seu especial de Natal no dia primeiro.
– É, acho que esse é o motivo mais razoável. Só podia ser mesmo coisa da Globo…

3 Comentários

  1. Déborah   •  

    Pq o movimento de translação da Terra sempre foi A.C – ok, sem senso de humor hoje!

  2. Salvador Laviano Neto   •  

    Em JUL/2008 escrevi o seguinte, num blog que está fora do ar, no momento:

    33 A.D. O Ano Que Não Começou

    Nada a ver com 68: O Ano Que Não Terminou (alguém leu o livro? Meninos, eu vi, ao vivo, pela TV!).

    Tem coisas que deixam a gente com a pulga atrás da orelha. Sempre achei que tinha alguma truta nesse negócio da Idade de Cristo. Quando parei para pensar, percebi que tinha uma coisa estranha com o calendário. É quando o rigor do pensamento matemático abstrato transcendental aplicado à vida prática mostra que nem tudo foi perda de tempo freqüentando as aulas da Dona Maria Eunice.

    Estabeleceu-se que 33 A.D. (Anno Domini, o mesmo que d.C.) foi o ano em que o meu amigo JC foi crucificado. E em tudo que é jogo de tômbola (bingo, para os mais juvenis), convencionou-se que, quando o cara que sorteia as pedras grita “a idade de Cristo”, todo mundo marca o 33 na cinquina. Porca la miseria, Cristo tinha mesmo 33 anos quando morreu? Truco!

    Pegue papel e lápis. Como disse Spinoza, “vou mostrar, à maneira dos geômetras”, que a idade de Cristo era outra.

    TEOREMA: A idade de Cristo é 32.

    DEMONSTRAÇÃO: No século VI, mais precisamente, em 532, um monge, chamado Dionísio, determinou que Cristo havia nascido em 25 de Dezembro do ano 753 da fundação de Roma, o que deveria ser a data exata do início da Era Cristã. Isso quer dizer que Roma foi fundada em 753 a.C. Esta data foi logo adotada pela Igreja, mas a sociedade secular (laica) só a adotou no século IX (as coisas eram lentas na Idade Média, mas 300 anos! Isso já é ridículo!).

    Para não criar confusão (não criaram nenhuma confusão???) os cronologistas resolveram atrasar o começo da Era Cristã em 7 dias, para coincidir com 01 de Janeiro do ano 754 da fundação de Roma, que se tornaria o primeiro ano da nova era. Então, de acordo com este ligeiro truque cronológico, Cristo nasceu em 25 de Dezembro do ano 1 a.C., exatamente 7 dias antes do início do ano 1 da Era Cristã ou ano 1 d.C.. Como não colocaram o ano zero, às 24:00h de 31 de Dezembro de 1 a.C. o calendário pulou, automaticamente, para 00:00h de 01 de Janeiro do ano 1 d.C.. Deve ter sido um réveillon da hora, pau a pau com o bug do milênio!

    Passaram-se os meses do ano 1 d.C. até chegar em 25 de Dezembro, quando Jesus completou um aninho de vida (que “grafinha”!). Este é o dia do aniversário, do natalício Dele. Por isso, 25 de Dezembro é Natal, para quem só se lembra de puxar a barba do Papai Noel, ganhar presente e comer peru.

    Seguindo este dificílimo raciocínio, e usando princípio matemático da Indução Finita, em 25 de Dezembro do ano 2 d.C., Ele completou 2 aninhos, no ano 3, completou 3 aninhos e assim por diante, até chegar em 25 de Dezembro de 32 d.C., quando Ele completou 32 anos (nada de aninhos! O cara já tava barbado e cabeludo!).

    Em Dezembro do ano seguinte, o ano 33 d.C. Ele completaria 33 anos, mas foi crucificado na Páscoa, lá pelos meses de Março/Abril. Não deu tempo de Jesus fazer aniversário, pois foi morto antes, ainda com 32 anos de idade.

    LOGO: A idade de Cristo é 32.

    Quod Erat Demonstrandum.

    Contra fatos não há argumentos. Sua Santidade vai ter que mandar seus cardeais reescreverem algumas toneladas de textos eclesiásticos corrigindo a nossa (deles) falha. Ou os exegetas bíblicos vão me excomungar por tratar logicamente um assunto assim…como direi…tão lógico!

    Quer ficar com a cabeça mais bagunçada ainda? Sabe por quê os católicos descansam no Domingo, diferentemente dos adventistas do sétimo dia, judeus e sabatistas? Porque Cristo ressuscitou num Domingo! E lá vai o Sábado de Aleluia pro beleléu!
    salvadorlaviano@walla.com
    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *