Profissões

profissoes_lapena_casseta

Nada agonia mais um jovem do que o dilema de que profissão seguir. É dor de cabeça não só para o próprio, como para seus familiares, sobretudo pais e mães. E isso não é de hoje.

Foi-se o tempo em que o garoto era aconselhado a prestar concurso para o Banco do Brasil. Era carreira estável e promissora. Havia também outras igualmente valorizadas, como uma vaga no Banco Central, Correios, Petrobras… o emprego numa grande estatal, enfim.

Até que chegou a era dos vestibulares. Engenharia, Direito ou Medicina? O vestibulando podia tentar vaga em dezenas de outros cursos, mas estes eram os que tinham futuro garantido.

De uns tempos pra cá, ficou difícil. Hoje o sujeito com curso superior até consegue montar um belo currículo e sonhar com a direção uma grande multinacional. Mas, certo mesmo é a direção de um Uber. Pra botar o boi na sombra, só sendo craque de bola, criando um funk de sucesso ou virando um youtuber de sucesso. São caminhos que levam a muita grana. Por outro lado, são carreiras instáveis. Vida de jogador é curta. Alguém se lembra do Mc Leozinho, o ex-chapeiro que cantou até com o Roberto Carlos? O youtuber do ano passado já perdeu espaço pra outro que está surgindo agora, enquanto você lê esse texto.

Nada disso significa que estudar não leva a nada. Os nerds estão dominando o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, ficam bilionários e pegam as melhores gatinhas.

Aqui no Brasil, porém, diante dos recentes acontecimentos, tomamos conhecimento de profissões muito valorizadas que não exigem que o candidato passe pelo calvário do Enem.

Sabe aquele seu colega estudioso, com larga cultura geral, que perdia o recreio na biblioteca do colégio, estudando cultura greco-romana, latim e História Antiga? Pois é, ele atualmente tem um importante cargo: é responsável por dar nome às operações da Polícia Federal.

E aquele mau aluno, que sentava lá no fundo da sala, não prestava atenção em nada e passava as aulas sacaneando todo mundo? Esse também se deu muito bem na vida: ganha um bom salário na Odebrecht, no departamento de apelidos para políticos corruptos.

Você poderia imaginar coisas como essas? Por isso, pense duas vezes, antes de dar conselhos equivocados ao seu filho, quando este lhe perguntar que carreira seguir.

34
ao todo.

Deixe uma resposta