NOS TEMPOS DA DITADURA

ditadura-militar-no-brasil-1

Como diria o Marcello…Mastroianni: Mi recordo. Si, mi recordo…

Nos tempos da ditadura, quando a sociedade brasileira era tutelada pelos governos militares. Quem acompanhava a política, tinha que conhecer o Almanaque do Exército, apostar  quais os generais que seriam promovidos a quatro estrelas, quais seriam “caroneados” virando “generais de pijama”. Todo mundo sabia de cor quem eram os comandantes das regiões militares, quem era membro do estado maior das Forças Armadas, quem eram os ministros do Exército, Marinha, Aeronáutica e SNI.

O Brasil vivia refém do humor (em geral mau humor) dos generais, de suas lutas intestinas pelo poder e suas consequentes acomodações sísmicas. Isso sem esquecer das pitorescas esposas dos generais, coronéis e majores. Todas matronas da Tijuca,sempre de cara feia e óculos escuros enormes. Era curioso observar como estas senhoras mandavam nos seus poderosos maridos. Os generais se dividiam entre os da Linha Dura e os da Linha Mais Dura Ainda. E assim, de susto em susto, íamos vivendo, comendo pelas beiradas, passando pelas frestas, nos escondendo nas sombras. E com medo, o que é muito natural.

Hoje, espiando os jornais, fico embasbacado com os pontos em comum entre a ditadura militar e os governos do PT. E não se limitam apenas à condução equivocada e incompetente da economia e outros assuntos da nação, vai muito mais além. O PT é autoritário por DNA, para os petistas em geral a democracia é uma coisa da burguesia, e só serve como veículo para se chegar ao poder. Há onze anos o Brasil é governado por um bando de cafajestes sem escrúpulos, cujo único projeto é se eternizar no poder, como se o país fosse mais um sindicato do ABC. Para isso é capaz de fazer qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo. Inclusive aliar-se com os setores mais atrasados da política mundial como Sarneys, Renans, Malufes, Collores de Mello et caterva. Parceiros, comparsas e cúmplices de práticas políticas as mais abomináveis.

E assim, tal e qual uma metástase, o PT vai se infiltrando no aparelho de Estado, de forma cada vez mais imbricada e devastadora. O poder Legislativo, transformado em balcão de negócios, come na mão do Palácio do Planalto. No Judiciário, cada vez mais infiltrado por juízes amestrados, a tendência é alinhar-se aos inconfessáveis desígnios emanados do Planalto, quando não de um certo  endereço em São Bernardo do Campo.

Sobre o Judiciário, vale um parágrafo. Como no tempo dos militares acompanhava-se as fofocas dos quartéis, hoje, os brasileiros assistem, tal como uma novela, os votos, os  embargos infringentes, os acórdãos, as chicanas, as vilanias , as intrigas entre magistrados vaidosos  que, cada vez mais, cumprem a Lei, pois a Lei brasileira é feita para isso mesmo. Para tudo ficar como está.

O empresariado também tem a sua parcela de culpa nesta história. Muitos, com o seu pragmatismo míope e anta, financiaram a eleição deste governo e hoje, quem não “dançar miudinho”,  não ganha leite no “pires dos financiamentos públicos”. E como o maná não dá pra todos, já deve ter muito empresário arrependido por aí.

Não tem médico cubano nem remédio da Farmácia Popular que cure esse nosso patrimonialismo corporativista parasitário. Patrimonialismo que é o de se apropriar do bem coletivo em proveito próprio. Corporativismo que transformou partidos, sindicatos, igrejas e ongues (todos de representação duvidosa) em  negócio lucrativo. Parasitário porque vive às custas de impostos extorsivos e injustos.

O poder Executivo se aboletou no aparelho do Estado, subjugou os demais poderes da República, eliminado os pesos e contrapesos que caracterizam a Democracia que vai indo embora, para o espaço sideral. Sem contar as constantes ameaças à liberdade de expressão. Agora, finalmente, fica claro o que a Regina Duarte queria dizer quando, naquela propaganda política, onze anos atrás, declarava que tinha medo de que o PT chegasse ao poder.

O nome disso é ditadura. Pode estar fantasiada de governo popular, mas o nome disso é ditadura. Alguns chamam de Bolivarianismo à  Brasileira. Parafraseando Sobral Pinto, eu conheço Peru à Brasileira, Bolivarianismo à Brasileira não sei, nem quero saber o que é.

Saúdo e vibro com a adesão de Marina Silva e sua REDE ao PSB de Eduardo Campos, aplaudo a candidatura de Aécio Neves pelo PSDB. Precisamos forjar, mais uma vez, uma grande frente,  para tirar esta camarilha do poder. E isso sem desviarmos um milímetro da boa e velha Democracia.

E tenho dito.

70 comments

  1. Giancarlo   •  

    para o bem ou para o mal, e ainda que as metáforas sejam válidas, estamos e continuamos numa democracia.

    • Suportino   •  

      Concordo amigo, ditadura é quando não existe legislativo e judiciário, e o poder está na mão de um só, o governo que temos hoje é democrático e se esta ruim é porque colocamos eles lá, e podemos, exercer nosso direito de por outro lá nas eleições. Obs: Não defendo grupos políticos.

      • Antonio Castro   •  

        Mas não nos esqueçamos que o Nazismo chegou ao poder democraticamente e através de conchavos políticos “legítimos”, bem como que foram mantidos um Poder Judiciário controlado e, de início, um Legislativo pluripartidário. Nada disso impediu o “partido” em sua ascensão ao poder absoluto. Semelhanças?

      • Anderson   •  

        Eles tem garantido grande parte dos votos (bolsa família) e se não for suficiente eles ainda tem as urnas

      • Rodrigo   •  

        Concordo amigo, ditadura é quando não existe legislativo e judiciário… opa!

    • bigmontz   •  

      Democracia onde pessoas tomam tiros de borracha, cassetadas e gás de pimenta por estarem exercendo o direito delas de exigir melhor condições de trabalho. Ta SERTO!

      • Observador   •  

        Bigmontz Direito de protestar não é direito de detruir! Ainda mais que quem vai pagar o conserto seremos nós.O direito de um acaba onde começa o do outro…

        • Thiago   •  

          Essa desculpazinha que o povo vai destruir blilbil bloblo blo,sempre será assim em 10mil pessoa sempre tem, 1000 que faz merda, o problema é todo mundo achar, pq a midia diz que a merda se sobrepõe ao restante, só sendo divulgado isso e outra prefiro gastar meu dinheiro com o conserto de uma janela quebrada do que repassar para pessoas que vão rouba-lo e ainda colocar a culpa na gente mesmo, pois tenho certeza que o dinheiro gasto com a recuperação dos vandalismos durante manifestações não da 1% do que é roubado o tempo todo pela corrupção deste fdps

    • Inqviridor   •  

      Por enquanto. Mas não dou 5 anos pra isso mudar irreversivelmente.

    • Luiz Reis   •  

      Ditadura muito bem disfarçada de democracia.Em que teoricamente temos o direito de escolher nossos candidatos (quem diria que logo o Brasil,e somente ele tem o sistema eleitoral mais eficiente do Mundo,com sua gloriosa URNA ELETRÔNICA?).Aqui são criados problemas sérios para soluções medíocres e orçamentos exorbitantes.Que diabos de Copa e Olimpiadas num país que não incentiva a pratica de esportes?

      • marcello   •  

        urna eletronica ea pior coisa do mundo pq so o brasil usa essa m*rd* nem os estados unidos usam urna eletronica pois o erro e claro todo sitema eletronico esta sujeito a alteraçoes e todas as informaçoes que sao passadas pela internet estao sujeitas a serem hackeadas ea internet do brasil e a mais ruim e menos segura do mundo fica minha critica

    • Vladimir Fernandes   •  

      Democracia onde pessoas tomam tiros de borracha, cacetadas e gás de pimenta por estarem exercendo o direito delas de exigir melhor condições de trabalho. Ta CERTO!

  2. charles   •  

    Boa Marcelo,mandou bem. Quero ver alguém apontar algum dos generais que foram corruptos e que colocaram dinheiro nas meias e cuecas, não sendo a favor da ditadura, mas convenhamos, eram tempos de muito menos “roubalheira”!!!!!!

    • ANDREA MASCARENHAS   •  

      Naquela época não tinha roubalheira. Não teve um presidente ou ministro que enriqueceu no governo, ao contrário. Hoje se elegem só pensando em meter a mão.

      • Marcelo Madureira   •     Autor

        Andrea , não era bem assim…naquela época também se roubava muito…

  3. Claudio   •  

    E quando tivemos democracia no Brasil? Se formos dar nomes aos bois, comecemos pela música do Titãs que já deu a muito tempo atrás o pontapé inicial.

  4. Jose MA GOmes   •  

    Filha da Puta
    Ultraje a Rigor

    Morar nesse país
    É como ter a mãe na zona
    Você sabe que ela não presta
    E ainda assim adora essa gatona
    Não que eu tenha nada contra
    Profissionais da cama
    Mas são os filhos dessa dama
    Que você sabe como é que chama

    Filha da puta
    É tudo filho da puta (2x)

    É uma coisa muito feia
    E é o que mais tem por aqui
    E sendo nós da Pátria filhos
    Não tem nem como fugir
    E eu não vi nenhum tostão
    Da grana toda que ela arrecadou
    Na certa foi parar na mão
    De algum maldito gigolô

    Filha da puta
    É tudo filho da puta (4x)

    ‘Cês me desculpem o palavrão
    Eu bem que tentei evitar
    Mas não achei outra definição
    Que pudesse explicar
    Com tanta clareza
    Aquilo tudo que a gente sente
    A terra é uma beleza
    O que estraga é essa gente

    Filha da puta

  5. Rodrigo Cordeiro   •  

    Lindas palavras, mas será que os outros partidos não farão igual ou pior. Não tenho medo de falar em quem votei, já não voto no PT desde 2006 e pretendo continuar não votando mais sinceramente tenho medo dos políticos brasileiro, no minimo 90% deles tem algum rabo preso com alguém. Estamos vivendo um época muito arriscada para nosso país, o brasileiro tem que parar de querer tirar vantagem de tudo. Só assim teremos um país melhor.

  6. jCecíllio   •  

    Com a proibição das máscaras, apenas a Ditadura continua usando. Usando a máscara da Democracia.

  7. Rhuan Fellipe   •  

    Cara, descordo no ponto em que voce diz “Hoje, espiando os jornais, fico embasbacado com os pontos em comum entre a ditadura militar e os governos do PT. E não se limitam apenas à condução equivocada e incompetente da economia e outros assuntos da nação”. Temos que saber reconhecer os investimentos feitos pelo exercito, nao só em infraestrutura mas tambem em educação, os militares seguiam ideais dos melhores economistas latinos da época como Eugenio Gundin e Roberto Simonsen, acho um equivoco. MAs parabens pelo texto, o que começou a ser contruido a partir do plano real, toda a base para a reforma politica, foi por agua abaixo nesses 11 anos!! PArabens peelo texto.

  8. sempre gostei de vcs todos do Casseta(não confunda com gostar de casseta),vcs me fazem lembrar o meu querido e velho Pasquim que eu nunca deixava de comprar nas bancas para ler na praia,na condução,antes da aula,bons tempos aqueles, o que me intriga é como vc um cara tão inteligente levou todo esse tempo pra ver que a Regina tava certa,no dia que ela disse essa frase eu entendi o que ela quis dizer,de qualquer modo nunca é tarde pra se tentar mudar o rumo do que esta errado,pessoas famosas como vc são importantes nessa cruzada pra limpar o Brasil dessa quadrilha que sequestrou o pais. Vamos em frente. abraço

  9. Antonio barros   •  

    A democracia Ptista é a ditadura da minoria que manipula a maioria com a graça das bolsas e tais que nós mesmo somos obrigados a fornecer…

    • Bueno   •  

      pensei nessas mesmas palavras… É bem por ai mesmo…

  10. henrique   •  

    no tempo da ditadura o povo não podia escolher, ja hoje q pode????!!!!!!!

  11. Andre   •  

    Que democracia é essa que não temos nem liberdade de expressão? E quando o povo tenta impor suas idéias e lutar por seus direitos garantidos pela constituição é combatido pela força militar. Que democracia é essa?

  12. Gabriel   •  

    É uma pena que o brasileiro comum não tenha a menor ideia do que está acontecendo, do que é o Bolivarianismo e de como a democracia é execrada pelos Bolivarianistas. A força é uma condição necessária para a implementação de um sistema desse tipo e, quando o brasileiro comum perceber, será deveras tarde.

  13. Rogério.   •  

    Vamos ver o que vai acontecer, mas não vejo com bons olhos as alternativas que mencionastes. Não sou filiado a nenhum partido político, mas não posse deixar de mencionar que pelo menos o governo que aí está, ( com mazelas, desvios e roubalheira) pelo menos divide com o povo alguma coisa, já os anteriores somente entre eles.

    • Claudio   •  

      Esse e o problema do Brasil —” Rouba mas faz”.

  14. Guilherme   •  

    Tem muita verdade aí, mas está um tanto quanto exageradamente contra o PT. Realmente eles têm uma veia autoritária e além disso eles fizeram alianças com os setores mais atrasados da política mundial. Mas infelizmente, isso é algo que até hoje ainda é inerente à política brasileira (e talvez mundial). O governo do FHC (que eu admiro muito) também teve que fazer aliança com esses setores. Renan Calheiros era ministro da Justiça, o PFL (agora DEM) era e ainda é seu maior aliado, o PTB e outros dos piores sempre estiveram com PSDB ou com PT. Acho que tem muita ideia correta e importante nesse texto, mas quando a gente exagera, acaba invalidando tudo que estamos falando. As pessoas que ainda admiram o PT vão bater o olho nisso e sentir esse exagero, as que já odeiam o PT exageradamente (e que geralmente são da direita, pessoas que acham o PSDB muito “moderado”, que gostam da ditadura, do DEM, etc.) podem até gostar, mas de que adianta isso?

    • Andrea   •  

      Quem se importa com as pessoas que ainda admiram o PT? Nessa altura do campeonato, dez anos de Corrupção pura, se ainda votam no PT são marginais ou tem desvio grave de caráter. Agora, a piada é a ignorância de dizer que o DEM é de direita e que o PSDB é moderado…rsrs não existe esquerda moderada, esquerda é sempre o caminho para a ditadura… como estamos vivendo agora, ou seja, os petistas devem estar felizes, não é?

  15. Nelson   •  

    Perfeita análise, Marcelo!
    O PT é uma doença que vem corroendo o Brasil há 11 anos e o povo não se dá conta disso. A gente podia ser país de 1º mundo uma hora dessas se esses PeTralhas não tivessem apenas trabalhado em causa própria todos esses anos! Cambada de vagabundos! Vergonha desse país!

  16. Marcelo Franceschini   •  

    Estou contigo e não abro. Perfeita reflexão.

  17. Francisco Roberto   •  

    Não sabia que o grande Marcelo Madureira tinha blog. Já foi adicionado aos favoritos. A turma do Casseta é do casseta!

  18. Julio Carlo   •  

    Será que ninguém sabe sobre a fraude que é a urna eletrônica? É óbvio que acontecerá mais uma fraude…

  19. dori   •  

    Hoje precisamos que pessoas da mídia se levante contra esta situação deprimente que vivemos, pois nós do povo não temos força, pois está tudo dominado por esta corja que se instalou no poder. O povo tem medo de manifestar-se a favor da oposição, pois não sabe o que está por vir e sentir-se perseguido pelos petralhas. \\\\\infelizmente é isso que se passa hoje em nosso país.
    É isso aí Madureira. Tamo junto!

  20. akimneto   •  

    Muito bem colocado!
    Ao invés de generais temos políticos disputando o poder…
    A única diferença é que os políticos fazem isso melhor…

  21. Renato Madureira   •  

    Quase irretocável. Na minha humilde opinião faltou apenas a percepção de que a Marina Silva e o Eduardo Campos não são exemplos de oposição real, mas integram a mesma linha de pensamento Petista. O processo democrático só interessa para atingir o poder! Assim fica fácil: a única “oposição” possível significa mais do mesmo! A hegemonia de pensamentos e atitudes “esquerdóides” hoje existente no Brasil foi trabalhada ao longo dos últimos 20, 30 anos e infelizmente no momento não consigo vislumbrar lideranças reais capazes de frearem a “bolivarização” do País. Quem viver verá!

    • LuizWanted   •  

      Eu vejo! Vote nos Bolsonaros.

  22. Alcidéa de Oliveira   •  

    Como eu adoraria descordar de você!!!! Como eu queria não admitir que caímos mais uma vez em um conto do vigário!! Como eu gostaria de não o país chegar nesse caos!!! Se há 11 anos alguém me dissesse que o PT faria o que tem feito, talvez eu ficasse muito brava com essa pessoa!!! Mas, infelizmente, não tiro uma vírgula do que disse acima!!! Infelizmente a farsa da democracia petista e de seus aliados nefastos está descambando para uma coisa muito pior do que tudo que este país já viveu!! Infelizmente!!!

  23. Mark Foster   •  

    “Concordo amigo, ditadura é quando não existe legislativo e judiciário”

    Caro, você claramente não leu ou simplesmente está se fazendo de cego… É muito fácil se ter legislativo ou judiciário quando leis favorecem a ditadura disfarçada de democracia. São afirmações imbecis como a sua que contribuem para que nossa situação permaneça neste estado deplorável. São afirmações como a sua que fazem como que os menos favorecidos intelectualmente interpretem como verdade, já que é mais plausível…

    Por favor, faça um favor ao Brasil e cale a boca.

    Obrigado!

  24. joão batista assis   •  

    É por essas e por outras que sempre sou a favor da alternância do poder. Não importa quem esteja lá.

  25. Rose Sordi   •  

    Mandou bem, Marcelo. Também vivi os duros tempos da ditadura militar, em que falávamos pelos cantos à meia boca, literalmente. No entanto, há que se reconhecer que os militares tinham lá um sexto sentido. Por que digo isso? Talvez já pressentissem que a guerrilha ou, como queira, guerrilheira sem farda que tomaria o poder faria um estrago muito maior à democracia e ao Brasil.

  26. Rose Sordi   •  

    Mandou bem, Marcelo. Também vivi os duros tempos da ditadura militar, em que falávamos pelos cantos à meia boca, literalmente. No entanto, há que se reconhecer que os militares tinham lá um sexto sentido. Por que digo isso? Talvez já pressentissem que a guerrilha ou, como queira, guerrilheira sem farda que tomaria o poder faria um estrago muito maior ao Brasil e à democracia.

  27. Douglas Martins   •  

    Marcelo , sugiro aqui que você faça um levantamento sobre o estado financeiro que ficou os Presidentes da época da Ditadura e como esta a vida dos Presidentes eleitos ¨Democraticamente¨pelo povo.Veja não sou a favor de Ditadura,PT,Marina Silva e por ai vai.Porém acredito que seria legal um assunto desses para alertar a galera.

  28. Amaro Walter da Silva   •  

    Grande Marcelo Madureira. Fala o que sentimos! É isso aí. Ou o Brasil acaba com o pt ,ou o pt acaba com o Brasil! Saúvas NUNCA MAIS!!!!!!

  29. marcello   •  

    olha gostei muito do texto exceto a parte que vc menciona o nome de aecio neves quem e este ? de onde saiu este cujo dito ? pq minas gerais sofre como todo resto do pais aqui nao esta um mar de rosas nao as empresas ditam os salarios que serao o minimo posivel para seus empregados o senhor governador so vem as nossas cidades para perdir votos e nada mais

  30. VINÍCIUS MÁXIMO   •  

    Mais do mesmo…essa mania de “Brasil governado pelo PT piorou” já deu. Com o fim da ditadura, se instaurou metodicamente, governo após governo,um sistema baseado em cegar a sociedade, embriagada com a abertura de algumas aberturas individuais e uma nova constituição. Quem antes era governado pela linha dura hoje vive um estado de ilusão, onde a liberdade coletiva de excelentíssimos da “ratoeiralândia”, se sobrepõe ás milhares de morte causadas por todos os governos que, com a perpetuação de ignorância em classes mais baixas, a inércia de classes artísticas e principalmente as inverdades impostas por uma mídia controlada por essa burguesia, resulta ainda hoje, em um desfile contemporâneo de óculos grandes e mau humor por toda uma nação, hoje interpretados por empresários megalomaníacos e uma polícia militarizada que age como exército particular de grandes oligarquias ainda presentes em todo nosso país. E tem gente se concentrando nos 11 últimos anos, esquecendo que o que vivemos hoje, é só resultado. Já deu né, vamos mudar o agora!

  31. Rodrigo   •  

    Na época da revolução estávamos diante de duas possíveis ditadura, uma militar e outra miliciana comunista nos modelos cubanos. tanto uma quanto a outra teriam seus benefícios e suas mazelas. A população através de sua conivência (apesar do levante contrario de alguns) acabou na época optando pela presença dos militares e alguns anos depois acabaram caindo na real e admitindo que não havia sido uma boa escolha (não que a segunda opção o fosse). De toda forma o que temos no poder atualmente são os reacionários de oposição na época dos militares que muito pouco fizeram ou pior fizeram até o memento. Eles tentam legislar em favor próprio inclusive tentando emudecer o judiciário através de Leis ou tentando retirar a autonomia do judiciário como foi o caso recente da condenação de políticos e suas devidas cassações. Na época dos militares muito se fala na falta de liberdade, atualmente vivemos a mesma falta de liberdade só que desse vez realizada pela bandidagem que está a solta e que permanece a solta por conta da incompetência do estado em mantê-los presos. Com os militares existia ordem e a liberdade existia (apesar de controlada pelo estado rss)… Sou da época que homem na madrugada sem carteira de trabalho assinada era preso por vadiagem e dormia na delegacia rss… Pelo menos nessa época o bandido não ficava tão a vontade (bem verdade queo cidadão de bem também não ficava). O q precisamos é pensar no tipo de situação foi melhor, não nos atermos a extremos, nem excesso de liberdade nem excesso de repressão e reconstruir a nossa democracia. A nossa constituição de 88 é uma boa constituição, uma pena que mal interpretada e mal aplicada o que levou a um numero exorbitante de emendas inclusive algumas desnecessárias (no meu entendimento ao menos) . O brasileiro precisa aprender o que é democracia de verdade e sair dessas ações extremistas. O brasileiro precisa se identificar com algo, somos até o momento uma nação sem identidade politica haja visto que nossos partidos políticos além de incontáveis e pouco atuantes são ridículos… Sobre os partido eu me pergunto o que um Empresário faz filiado em um partido socialista rss dentre outras coisas mais , donos de terras em partido comunista, partidos sem bandeira politica, Partido social cristão, social no sentido de socialista, e nesse caso seriam eles franciscanos ou algo assim … sei la… só sei que partido politico no Brasil é só para dar direito a alguém se candidatar, não ideologia nem ações nada de nada só uma turma interessada em angariar votos para legenda … uma pena o que vivemos atualmente

  32. Cristiano Sousa   •  

    O pior de toda esta situação em se encontra nosso país, esta ditadura disfarçada de governo popular , toda essa quadrilha mandando, é saber que nosso país esta nas mãos de um ditadorzinho pé de chinelo, vulgar, cínico, analfabeto, mentiroso, desqualificado , que manda em todos os poderes , interfere onde bem quer , indica candidatos, vai nos estados e defenestra os bons candidatos e ajuda a eleger os comparsas mais desqualificados

  33. Israel Machado Caldeira   •  

    Esperem para ver o 2º passo da petralha, está no site do PT. Todo mundo vai ter saudade de Getulio Vargas (Ditadura Vargas). A revolução cultural da petralha começou antes da fundação do PT, foi nos anos 90. O projeto deles está implantando um comunismo Gramcista no Brasil e ninguém está percebendo. Falta pouco para se “criar no América Latina o que se perdeu no leste Europeu.” (Fidel Castro). A União das Repúblicas “Socialistas” da América Latina será comandada pela petralha brasileira. Os “vândalos” fazem parte da anarquia Leninista que precede o 2º passo. Depois os petralhas assumem o poder absoluto e proibem tudo, botam ordem na casa. Aqueles que viveram verão!

  34. Israel Machado Caldeira   •  

    O seu site tem censura prévia antes de publicar as opiniões dos outros?

  35. Israel Machado Caldeira   •  

    OK

  36. Claudio   •  

    Por voces nao param de reclamar do PT? O PT esta no poder gracas aos votos que recebeu e recebe. Gracas as Bolsas , Familia/aluguel/eletricidade/geladeira/cama/etc…etc…Isso e culpa dos Brasileiros nao e do PT. Vejo sempre as pessoas demonizando o PT mas nao demoniozam os outros partidos. Sim, esses outros “partidos” e que sao os verdadeiros culpados do que se passa em Brasilia ( claro que o povo e o culpado numero 1) Eles e que fazem o que o PT quer para ter um ministerio, uma secretaria, uma empresa de economia mista, etc… Vamos ser honestos, o problema nao e de um partido , de todos os partidos ou do povo . O problema e a integracao de todos esses fatores e que devido a “cultura” canarinho nao deixa que alguem veja a luz no fim do tunel.

  37. Silvio Barreto de Almeida Castro   •  

    De 1964 até 1989 foram 25 anos sem eleições para presidente. Caso a Dilma for reeleita, fato bastante possível, em 2018 completaremos 16 anos com eleições e com o PT. Faltariam ainda nove anos para fazermos uma comparação da prosperidade do Brasil entre um governo legítimo e um golpista.

  38. maria   •  

    Discordo TOTALMENTE! Um disparate tal comparação,até porque infelizmente quaisquer das alternativas seria ou será bem pior do que está aí.E bota pior nisso.O que viria no lugar do PT faria ou fará vcs proporem um “São Lula” para a próxima canonização do Vaticano.Cafajestes existem e existirão em qualquer governo que virá, e quanto mais alinhado com os empresários(financeiros ou não) grandes, em maior nº serão,pois assim nos ensina nossa história.

    • maria   •  

      Pelo menos , justiça seja feita , o PT tem um número de integrantes , fundadores, simpatizantes e votantes infinitamente maior de pessoas não ligadas às oligarquias econômicas e sociais pertencentes ao topo da pirâmide social, do qualquer outro partido que já´tenha chegado ao Poder no passado. Isso é fato histórico.Na República, o PCB o maior partido que se alinhava com os assalariados e camponeses sem terra , ficou na legalidade apenas 2 anos (em 47) ou seja, de 1889 até 1986 um partido de esquerda com origem operária nem sequer teve oportunidade de existir!Em quase 100 anos só nos últimos 12 e´que chegou lá dividindo o poder com os velhos para poder governar e reeleger, então não dá para demonizar o PT e seus dirigentes pelas mazelas antiquiquíssimas do domínio absoluto dos não assalariados no Poder.

      • Marcelo Madureira   •     Autor

        Maria , discordo de você. Se você estudar a história recente do Brasil , vai entender que o PT se transformou num dos partidos mais atrasados que a politica brasileira já viu. Basta ver qualitativamente as defecções que ocorreram. E posso dizer isso pois militei muitos anos no PCB , quanto era clandestino. Hoje o PT, lamentavelmente , é um partido ligado a Sarney , Collor de Mello e caterva.
        Mas aprovo seu comentário pois da discussão vem a luz !
        bj
        MM

    • Marcelo Madureira   •     Autor

      Maria , pois eu também discordo totalmente, só que de você. Existe a boa política e ela há de voltar.
      bj
      MM

  39. W M Guerra Jr   •  

    Marcelo, seu texto ilustra muito bem a realidade que estamos vivendo. Ainda existem muitas coisas que as pessoas precisam perceber para que esse “problema” termine. Sem consciencia e com a continuidade desse pensamento maniqueista que o PT quer manter nas manchetes, dificilmente poderemos ver algo de bom acontecer para o povo do nosso pais nos próximos anos.

  40. Cláudio Marques   •  

    Já ouvi muitas pessoas dizerem isso e confesso que eu mesmo, algumas vezes tive vontade de dizer.: “Não gosto de política”. Acho que nós brasileiros estamos muito desmotivados e decepcionados com os políticos de um modo geral, e com razão. Mas me vi pensando sobre isso e cheguei à conclusão, a culpa, uma vez mais, é nossa. Por que? Simples. Como vamos cobrar nossos direitos se não os conhecermos primeiro?
    O brasileiro precisa aprender mais sobre política, sobre as leis, descobrir como funciona o país, para então passar a exigir o que lhe compete, colocando em prática a essência da democracia.
    Nós temos um poder sobre o qual a maioria não tem consciência – enquanto estivermos na condição de “ovelhas inocentes”, a política continuará sendo o campo perfeito para a ação das “raposas que se acham espertas”. E novamente insisto, é possível mudar o quadro se a maioria se empenhar para isso. É redundante bater na mesma tecla, mas vivemos um sistema político em que a titularidade do poder é do povo, e, infelizmente, ainda não aprendemos a maneira mais consciente de usá-lo.

  41. Alde Moraes   •  

    E ai Marcelo, parece que quando te referistes aos “setores mais atrasados da política mundial como Sarneys, Renans, Malufes, Collores de Mello etc”, esquecestes de mencionar os tucanos e todas as tramoias que fizeram e continuam fazendo, onde quer que ponham as mãos sujas; apenas não são aliados do PT, por muito menos do que se imagina, mas pode-se dizer que entre os motivos que os impedem de chegar mais, não estão inclusos: honestidade, probidade, integridade, decência, verdade e menos ainda, santidade. Que tal reescrever “Nos tempos da Ditadura” e dessa vez deixar a indignação seletiva guardada no armário, e dizer apenas a verdade, nada mais que a verdade, doa a quem doer?

  42. Gabriel   •  

    A ditadura militar é mais segura para os cidadãos honestos que a ditadura dos políticos canalhas, traficantes, policiais corruptos e da justiça frouxa de hj em dia!

  43. Gilson Corrêa   •  

    Este texto insano e idiota só poderia vir de um ex-humorista, se é que teve alguma graça, algum dia. Ou ele está tentando fazer piada? Comparar a ditadura que criou o monstro da emissora em que trabalha, com o PT, um partido democrático, só pode ser uma brincadeira. Ainda bem, que o desconhecido ai, não pita nada. Aliás, por onde anda?

  44. Virgílio   •  

    Acho estranho numa ditadura disfarçada do PT a Veja ainda ser a principal revista do país, com a maior fatia de verbas publicitárias do próprio governo, e até mesmo este blog não ter sido censurado ainda. Não era para ser o contrário?

Deixe uma resposta