COPA, COZINHA E DEPENDÊNCIAS DE EMPREGADA !

E a Copa começou. Primeiro um pai zeloso chamando a  atenção do filho, menor de idade, que tirava onda de black bloc pelas ruas da zona leste de São Paulo. Depois foi a vez da torcida brasileira sugerir que a presidente Dilma Roskoff deveria introduzir objetos rombudos em recantos remotos de sua (dela) anatomia. Em defesa de sua criatura, o ex-presidente em exercício, Lula da Silva, sugeriu que quando as pessoas têm acesso ao conhecimento e às proteínas, elas perdem a educação. Não poderia ter sido mais infeliz na sua declaração.

É certo que se tinha algum pobre nas arquibancadas do Itaquerão, era um ponto fora da curva. Portanto, os insultos lançados na direção da presidente tinham como remetentes a nata da sociedade brasileira. Mandar jogador de futebol, técnico, juiz, bandeirinha  ou qualquer outra personalidade presente tomar-não-sei-o-quê-não-sei-aonde é prática comum nos estádios. Portanto, a aristocracia nada mais fez do que seguir um padrão de comportamento habitual em grandes eventos. Cabe aí uma reflexão. Pense no assunto, querido(a) leitor(a), e me escreva.

Como era de se esperar, as manifestações vão se diluindo e um clima alegre de Copa vai tomando conta do país. Andar pelas ruas de Copacabana, transformada em Babel tropicalista, é uma aventura inesquecível e divertida. Mas atenção: deixe a carteira em casa.

Xingamentos fora, tivemos uma seleção ainda irregular, mas Oscar deu um exemplo magnífico de que treino é treino e jogo é jogo. Neymarketing, por sua vez, chamou para si a responsabilidade de todo líder. Cabe ao resto do time seguir o exemplo destas duas lideranças. O Brasil que queremos não repudia qualquer “ajuda” do juiz, leia-se FIFA, para conquistar o título.

Não assisti ao naufrágio da Espanha, o que vi foi uma vitória magistral da Holanda em partida singular e que vai entrar para os anais das Copas do Mundo. Também vi a Costa Rica David derrotar o Golias uruguaio, que entrou em campo arrogante, tropeçando no salto alto. Colômbia e Chile não são essa bola toda. A Grécia nos deu a democracia, o churrasco grego, o beijo grego, o amor grego, mas ficou devendo o futebol. Inglaterra e Itália não poderiam ter jogado na escaldante Manaus. O clima da Amazônia não é propício à prática do balípodo. Mesmo assim, Pirlo provou que é daqueles que vai entrar para o panteão dos craques, e Balotelli esculpiu com o cinzel de Michelangelo um lance incrível: encobriu com displicência o goleiro Hart, mas o zagueiro Jagielka salvou, de cabeça, em cima da linha. Isto é futebol. Arte, drama, coragem, tudo junto ao mesmo tempo.

Minha grande alegria: Agamenon Mendes Pedreira publicado nas páginas da Veja!!!! Vitorioso e altaneiro, como sempre. Não deixem de ler o velho Agamenon também nas edições da Veja On Line em artigos inéditos, em cima da hora!!!!

E tenho dito.

7 Comentários

  1. Sergio Vellozo Lucas   •  

    Excelente como sempre Marcelo, você é um gurú, com todas rimas perigosas que a frase permite. Também escrevi um comentário, sobre o Brasil X Croácia sob o ponto de vista do hospício, literalmente, já que vi o jogo no meu plantão no Adauto Botelho. Grande abraço. https://www.facebook.com/Sergivellozo.

  2. André Miranda   •  

    Araruta, araruta, Dilma! Vamos investir em educação pra não machucar o Fuleco…

  3. Marcelo   •  

    Discordo quando você diz que Inglaterra x Itália não poderiam ter jogado na arena da amazônia por causa do clima. Vejo um excesso de preciosismo da sua parte com relação as duas seleções, concordo que o clima é bem quente, mas dizer que não temos condições para a prática do futebol na Amazônia é um comentário bem infeliz da sua parte. Se fosse por causa de clima ou ate mesmo de condições meteorológicas de cidade X ou Y o futebol não seria jogado em estádios a céu aberto, deveria ser jogado em uma quadra fechada e com ar condicionado. Aliás, esse esporte existe, futsal é o nome dele. Esse é o legal do futebol cara, é sol, chuva, altitude etc. Vamos parar com esse bairrismo e superproteção a seleções europeias.

  4. cleocimar   •  

    olha marcelo vc não deve ficarfalndo besteiras(Inglaterra e Itália não poderiam ter jogado na escaldante Manaus. O clima da Amazônia não é propício à prática do balípodo.) sobre manaus ou o clima…isso é preconceito…a copa é do brasil…e manaus faz parte do brasil…vc perdeu meu respeito…

  5. Deixa eu ver se entendi: quando a Copa é em países com frio da gota, altitude himalaia e toda sorte de clima, temperatura e pressão, o Brasil e os demais times que se fodam, mas têm que jogar de qualquer jeito, mas quando se trata de ingleses e italianos eles devem ser poupados do calor?
    Ora, Marcelo, eu gosto muito do seus textos, mas VTNC com essa referência a Manaus, pois pouco importa o local e o clima: os times devem aguentar. Basta lembrar situações de altitude e frio que o Brasil já enfrentou.

  6. Huumm !! Interessante a reação do X9 D2, ao acontecido na abertura da Copa, chamando de “mal educados”, “desrespeitosos ” e “elite reacionária paulista branca” os integrantes do coro do “vai tomar no SUS” dirigido à sua pupila ! Logo ELE, que confessou sua zoofilia juvenil com as cabritas pernambucanas, que preso, foi repelido a joelhadas pelo “menino do MEP” a quem assediava sexualmente, que também confessou “cortejar” as viúvas dos companheiros do sindicato que ali iam buscar auxilio e mais ainda, que sustentou anos a fio com NOSSO dinheiro, em luxuoso escritório com almofadas com sua carantonha em São Paulo, Dna Rose, sua segunda dama, companheira em viagens, quando não presente a primeira !!
    Que qualidad emoral tem este cafajeste confesso para censurar quem quer que seja, pelo que quer que seja !!!
    E além de tudo, até a gravidade do que o coro sugeria é muito relativa. Tem gente que pode até gostar da “coisa” sugerida !! No top five do CQC ( reproduzindo vídeo de outra TV), Antonia Fontenelle disse que Dercy Gonçalves perguntada sobre qual o “segredo da sua juventude” declarou que era “dar” o (dito) cujo !! Comentário da Antonia: “Então eu não vou morrer nunca mais”! Quem sabe a “galera” no Itaquerão, de bom coração e com a melhor boa intenção, tentava “sugerir” um tratamento rejuvenescedor alternativo ao botox presidencial (pago com nossos impostos via o indefectível cartão corporativo secreto ?)??
    Ou ainda, imaginem se a presidentA fosse um do tipo Jean Wyllys ou Nanny People (sem qualquer preconceito) !! Até agradeceriam, julgando alegre e carinhosa a “homenagem”!! Seria a glóóóóóória !!!
    Então, petistas, cínicos e caras de pau e seus puxa sacos da imprensa chapa branca tipo 247 e ESPN, deixem de pruridos falso-moralistas, caras e bocas fingindo indignação e de “papo furado”, tentando nos fazer de bobos !! O que o povo quer de fato e, vocês sabem disto muito bem , não é exatamente o fato explícito sugerido pelo coro (que já se multiplica por TODO BRASIL) e sim, que vão todos os petistas e seus cúmplices para casa ou para a cadeia a partir de janeiro de 2015, com o rabo entre as pernas, envergonhados de tanta corrupção, mentiras e patifarias que protagonizaram nestes 12 anos !!

  7. Bob Cat   •  

    Acho muito feio xingar o/a Presidente da República, mas, como a Sra. Dilma abdicou do cargo e prefere ser chamada de “presidenta” (algo que nem existe em nossa Constituição), acho tão feio xingá-la quanto acho feio xingar qualquer cidadão (em abstrato, pois no caso concreto, cada situação deve ser avaliada, e no caso concreto da Sra. Dilma, ela merece todos os xingamentos do mundo, de cada cidadão que ele prejudicou ao não exercer a presidência que lhe competia e preferindo ser a “presidenta incompetenta”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *