20 Comentários

  1. telfmr@gmail.com   •  

    Na verdade, meu caro Madureira, acredito que alienar-se da cruel realidade que vivemos é mais fácil, para população “comum”, que debatê-la. Vejo em meu convívio uma necessidade de fugir dos debates, em alguns casos até surgem alguns, no entanto são de uma superficialidade tão grande que nem são merecedores de atenção. Esquecer, acredito que ninguém esqueceu, o que penso é que a bola da vez agora é outra.

  2. Sergio Esmeraldo   •  

    Obrigado Marcelo Madureira pela pergunta. Alias ha meses venho analisando porquê o brasileiro sofre do mal que você qualifica de “amnésia”. Vou tentar desenvolver minha teoria, sendo o mais claro possivel, pois eu mesmo ainda não tenho uma visão clara ou definitiva. A minha conclusão temporaria é explicada parcialmente pela alegoria da caverna de Platão, aonde o “prisioneiro” seria o brasileiro. Muitos deles tornam suas cabeças para ver a alegoria (a verdade que ocorre ao seu redor), mas a maioria decide retornar à sua posição inicial. Isso provavelmente por não se sentirem capazes de enfrentar a realidade de face, se contentando em buscar sua posição inicial, pois esta sendo mais confortavel. Conformando-se então com sua mediocre situação.

  3. Torci, desde o pós-Copa 2006, contra a seleção, pq vejo o brasileiro reagindo de acordo com resultados e não com a realidade. O futebol está aí para nos provar isso. Essa Copa entregou bem mais do que eu queria, 7×1. Fiquei esperançoso. E, como esperado, a turba enfurecida, com suas tochas nas mãos, foi de porta em porta para enforcar os culpados: técnicos, jogadores, dirigentes, jornalistas e seus veículos, sobrou até pra psicóloga da seleção. Mas, o brasileiro é muito passional, e tem alzheimer. Passou o calor do momento. E a Dilma e o Lula sabem muito bem como manter o pessoal na coleira. Vide Dilma e sua “intervenção” na CBF. E basta o Lula aparecer, dar uma explicação simplista e fácil de todo mundo entender, e desqualificar os críticos, tachando-os de “vira-latas”, “elite branca”, “manipulados pela mídia denuncista”, “pessoas que torcem contra o país”,etc. O pior é que constatei também que a questão não é “educação”, porque vejo muita gente instruída mergulhando fundo nisso. Um erro justifica o outro, e por aí vai. Enfim, cego é aquele que não quer ver (o que remete um pouco à alegoria da caverna, citada). Cito tb uma frase creditada ao Mark Twain que vi por aí: “Whenever you find yourself on the side of the majority, it is time to pause and reflect”.
    Recomendo ver esse link: http://ego.globo.com/famosos/noticia/2014/07/angelica-e-luciano-ruck-tomam-sorvete.html . Acalma um pouco os nervos, porque a gente vê que há coisa pior por aí. Pelo menos para mim teve esse efeito…depois do estarrecimento inicial.

  4. Marcelo, acho que a coisa é mais simples: o povo brasileiro está cansado de levar porrada no dia-a-dia e não vai ser a derrota da seleção brasileira que vai piorar as coisas. Mas também vejo que as pessoas, no geral, preferem ficar na delas sem reclamar, sem protestar, vendo no que vai dar. “A coisa é bem assim: ah, deixa eles irem lá; se ganhar alguma coisa, todos ganhamos”. Exatamente assim acontece nas greves de trabalhadores; é apenas uma minoria que participa de fato; o restante fica na moita. Vai fazer um abaixo-assinado com a vizinhança para cobrar da prefeitura alguma coisa, para ver se aparece alguém para assinar. A cultura geral é de que não é bom se expor, é perigoso, posso ser prejudicando e por aí afora…

  5. José Vitor Martini   •  

    Marcelo, o grande problema do Brasil e’ a imprensa, não aquela que tenta esclarecer fatos, mas aquela que se uniu ao petismo para esconder a realidade do povo mais simples.
    Veja a quantidade de matérias, entrevistas, comentários sobre futebol, só se fala nisso.
    Os jornais e revistas estão nas mãos do governo, quem não falar bem do governo não tem publicidade de estatais, que são usadas como armas pelo governo.
    As redações estão cheias de agentes esquerdistas, que coagem, perseguem e demitem aqueles profissionais que tentam esclarecer um pouco mais a população.
    As escolas então, nem se fale, distorcem, mentem, inventam, idiotizam nossas crianças desde o fundamental até o mestrado, gerando já, várias gerações de analfabetos funcionais, que não conseguem entender um texto simples e ainda são direcionados a ler apenas o que interessa a essa ideologia macabra.
    Solução? Se existir, não será pacífica, se for violenta, será pior, pois as pessoas honestas estão desarmadas.
    Democracia? Há muito tempo não temos isso nesse pais, já morreu faz tempo.

  6. To_Di_OiO (@Nogoen)   •  

    Marcelo,acho que vc esta enganado como o pessoal que esta respondendo aqui,Nós o povo, á populacao incluindo todos nós,estamos agindo sim,passamos a semana inteira ligando para o congresso para ser vetado o DEC8243 que acaba com a Democracia Participativa,o que vejo hoje quem esta se acomodando e nao fazem nada,nao tem coragem de puxar o assunto no seu grupo,junto ao seus amigos,a familia,ao estranho que encontra na rua,sao os que se colocam na terceira pessoa e julgam todos os brasileiros como a si proprio,exemplo:o povo brasileiro nao tem memoria,o povo brasileiro só pensa em futebool,á populacao comum,temos que acabar com isso,sao sempre essas desculpas para se sentirem superiores ao resto do pais,sao mais inteligentes?nao,alguns brasileiros se colocam em posicao confortavel quando falam essas bobagens achando com isso uma otima desculpa para continuar na mesma posicao do Egoismo eu eu e eu,moro em Curitiba,aqui no parana á mairoia esta muito conciente e com medo,no nordeste tb vejo que o povo esta mais conciente,como eu sei?é só ir no google ou dar uma volta pelas rede sociais,conversar com pessoas comuns,nao adianta ficarmos nos colocando a margem da sociedade e acusando e já julgando nós o povo brasileiro como se fossem estrangeiros e soubessem o que acontece nesse pais inteiro,se nao conhecer nem o vizinho do lado e nao saber como ele pensa,nao sabem nem que o BRASIL nao é o pais do futebool,pois os que gostam de futebool é minoria em relacao a inglaterra,já passou da hora dessas pessoas que se sentem superior ou á a parte de todos os brasileiros se inteirar do que realmente esta acontecendo neste pais e ser um pouco mais nacionalista ou patriota,nem que imitar um pouco os americanos nisso e o resto do mundo,dar valor para o seu pais,e vamos nos unir para derrubar esse decreto pois a presidenta já esta soltando outro para complementar esse com fundos para esses movimentos popular,cobre o deputado que vc votou,

  7. guerra   •  

    Desculpa, Madureira, mas sou um cético. Infelizmente, acho que nada vai mudar. Tento fazer minha parte, votar, trabalhar, criar minha filha da melhor forma que acho possível, mas, como falo para minha esposa, se você não quiser se frustrar, não espere muita coisa dos outros. Procuro não me frustrar e fazer minha parte, mas não acredito em melhoras estruturais. Infelizmente sou um cético. Abraço, Madureira e boas férias.

  8. RicardoPerrone   •  

    Gostaria de entender como se formou este “caldo cultural”que temos aqui! Parece-me que não aprendemos nunca, apesar do que aconteceu com nossa seleção, muitos comentaristas e “formadores de opinião” já estão falando em contratar Tite (credo) e o Muricy (arghhhhhhh) fora o Luxemburgo (pelamordeDEUS). Então, como o futebol é praticamente o retrato do Brasil na política é a mesma coisa!
    Felizmente ou infelizmente o Brasil não passou por guerras e grandes misérias, aqui em se plantando tudo dá! já foi dito uma vez não temos um clima frio avassalador que obrigaria o povo trabalhar para não morrer (tai uma coisa que falta em nossa cultura), nossas pequenas misérias são frutos da tremenda incompetência dos nossos administradores públicos.

  9. Boa Tarde, Marcelo Madureira, mas como você mesmo disse, a maioria dos brasileiros finge que tá tudo bem, nosso país assim como nosso futebol, tem problemas em sua gestão, que pensa apenas em si mesma e não no povo que aqui vivi, o Brasil é atualmente um país corrupto em sua essência, vivo discutindo política no facebook com alguns amigos meus, que defendem o sistema atual de governo do PT, alegando que o mesmo vem diminuindo a miséria no pais, quando vejo pessoas estudas dizerem isso, não consigo compreender da onde eles tiram essa visão, é como se ajudar os necessitados não fosse uma obrigação e sim uma forma de beatificação de um partido que não mede esforços pra distorcer tudo e controlar todos. Vejo cada vez mais pessoas falarem o seguinte, “vou votar nulo ou em branco, porque político é tudo safado mesmo”, ou seja as pessoas que podem promover uma mudança, se isenta dessa responsabilidade, não votando, para simplesmente poderem dizer, eu não votei nesse ou naquele, e ai vão se perpetuando no poder, pessoas como Sarney, Collor, Lula, Dirceu e Dilma, que só podem viver dessa forma usurpando do poder e do povo alienado que acha que não votar é uma boa saída. Não acredito ser o dono da verdade, mas muito me impressiona ver escândalos de corrupção em todos os setores da nossa sociedade e o povo achar tudo normal.
    Cada vez mais fico desapontado com o que vejo no país, e não vejo perspectiva de mudanças, sou professor, mas vejo já nas crianças que doou aula, o sinal de que as coisas estão boas assim, não precisamos mudar, eu e outros colegas tentamos dar um senso crítico as crianças, mas muitas vezes os país também não fazem questão que os filhos entendam isso, o problema esta na base da educação, mas não só na escola, mas em casa também.
    Eu assim como você sou um inconformado com a atual situação, mas não sei como fazer para mudar as coisas já que as pessoas se acostumaram com tudo do jeito que está.

  10. Daniel   •  

    Minha opinião é que hoje o Brasil é um país muito do que era antes do Lula ser presidente. Tenho orgulho ser brasileiro e vejo muitos progressos realizados na gestão do PT, mais universidades, mais escolas técnicas, menos privatizações, Luz para todos, Prouni, Enem, bolsa-família (sim, sou a favor e não ganho bolsa nenhuma), uma grande Copa do Mundo, onde o mundo saiu com uma imagem ótima do Brasil, políticas sociais que são exemplo para o mundo todo. Meu voto é Dilma de novo, eu estou feliz em ser brasileiro e não torci contra a copa, como o Marcelo Madureira, que aliás participou de transmissões relativas à copa. E quem quiser citar a corrupção, fica uma pergunta; Por quê o FHC escolheu Geraldo Brindeiro como Procurador (Engavetador) Geral da República?

    • Você acabou de ilustrar meu comentário – 1)”vejo o brasileiro reagindo de acordo com resultados e não com a realidade”: quando vc cita universidades, Enem, etc,etc. Apesar de os números serem supostamente positivos, a realidade que a gente vê no dia-a-dia é diferente, principalmente em relação à educação, ao ENEM e às Universidades, estas que cometem o crime de distribuir diplomas para “profissionais” completamente mal preparados na maioria das vezes. Exatamente como no futebol, o placar é positivo, mas o jogo jogado em campo é uma porcaria. E quando a gente segue jogando mal, a gente sabe que uma hora vai dar problema. 2)um erro justifica o outro: sua defesa da corrupção citando uma outra “corrupção”. MUITAS das pessoas que criticam o PT não são pró-FHC, eu inclusive. obs: na nossa Copa, apesar de ter sido um sucesso, foram gastos mais do que nas Copas do Japão-Coréia, Alemanha e África do Sul juntas. E vejo pouquíssimos “legados”, por mais que isso não seja só culpa do PT.

    • marco pereira   •  

      Ai DAniel falou bem…esse bando de pessimistas secadores!!!nao entende que o País ja melhorou muito..querem atribuir todos os problemas de mais de 500 anos ao PT!!!1na verdade um bando de raivoso..devem ter perdido alguma teta.abçs

      • (marco pereira, imagine essas mgs em tom de conversa normal) Na verdade, não é atribuir problemas de 500 anos ao PT. Você é funcionário público? Funcionário público, geralmente adora o PT. E vcs gostam de ver o mundo em apenas dois caminhos: os petistas, otimistas, inteligentes. E os Tucanos, pessimistas, anti-patriotas, vira-latas, etc. não sou nem um nem outro. Se vc sair da sua idolatria, vai ver que estão fazendo coisas certas e coisas erradas no PT. Vcs se conformam com pouco. Se está tudo tão bom, pq o crescimento econômico é tão pífio?. Pq há inflação? Lula e o milagre da multiplicação.Vá na rua. Te parece a 6a economia do mundo como vcs festejam por aí? Estamos pau a pau, com Dinamarca, Suécia, Alemanha, Noruega, Inglaterra, EUA? Aliás, esquece elas. Estamos pau a pau com Chile? E quantos da cúpula do PT e ministros caíram por corrupção ou por processos em cima deles? O que houve com os militantes do PT que viraram Zens, calmos de uma hora para outra? Eles não eram assim antigamente. Obs: não vejo petista argumentando com números (não manipulados) , fatos, para argumentar. Só vem com: secadores, raivosos, pessimistas, vira-latas. Até a argumentação do Lula vcs usam. Desqualifica o interlocutor sem precisar apresentar argumentos. O Daniel, pelo menos, argumentou…é uma exceção. vai ver é pq ele não é petista devoto. Apenas simpatiza com o governo. Não gosto de postar comentários para agredir ou atacar pessoas. Posto apenas para ter a chance de discutir. E de ser convencido.

    • Charles   •  

      Sua conversa é de militonto e deve continuar votando na Dilma, pois como todo poste não tem luz própria.

  11. Denise Santanna   •  

    Marcelo, a agonia de ver tanta coisa ruim acontecendo com nosso país diante de uma micro expectativa de mudança pode estar causando uma certa “apatia” de todos nós, cidadãos brasileiros. As eleições estão aí, e existem denúncias de como esse sistema de urna eletrônica pode ser fraudulenta. Isso me dá até medo! As entidades deveriam se manifestar para acabar de vez com o voto eletrônico…voto de cabresto (bolsa pobreza e etc) e aí, quem sabe, poderíamos ter esperança de ver uma luz no fim do túnel 😉

  12. José Antonio   •  

    Caro Marcelo,o humor é a forma mais séria de expressão.Seu comentário é prova disso..

  13. Geraldo Morais   •  

    Valeu Marcelo, tenha um bom e merecido descanso, com Paz&Prosperidade!
    Quanto a pergunta, penso que não e amnésia, o brasileiro anda anestesiado pelo sofrimento, nos intervalos da luta pela sobrevivência, ele bebe pra esquecer, ou seja o projeto Gramsciano do PT esta funcionando.
    Abs
    Geraldo Morais

  14. Lilia Bernardes   •  

    Caro Madureira! O que está acontecendo é algo que nem Freud explica… É uma mistura de decepção com nenhuma vontade de pensar no país… É vontade de mudar algo que não se sabe, e deixar acontecer pra ver como vai ficar… É estar perdido sem chance de se encontrar. Resultado, politicamente falando, quem será capaz de mudar tudo que aí está? Em quem acreditar, se ninguém ainda nos convenceu? Como mudar, se não se vê muita chance de mudança? Como convencer, se a maioria, seja rico ou pobre, que esta se beneficiando de alguma maneira com a atual conjuntura, não quer mudar? Só nos resta lamentar!!!

  15. Rodrigo Rangel   •  

    Caro Madureira, acho que ninguém esqueceu ainda, a gente tem é que se contentar em ter levado mesmo essa goleada e porque a seleção não jogou nada, talvez tenhamos que tentar fazer algo para próxima copa, mas acho também não vai adiantar muito colocando o Dunga.

  16. ewcpqd   •  

    Acredito que seja um povo com baixa auto-estima,envergonhado de si próprio,incapaz de exigir que seja respeitado.Assim,cabisbaixo,refuga,evita e foge dos problemas.Tem sempre uma justificativa para não se envolver,justifica o medo como cautela,define sua inação como circunstância e se auto-engana dizendo :”mas da próxima vez…”É tudo triste,muito triste.Assim como pessoas,também existem países tristes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *