A CASA COMEÇOU A CAIR…

Justamente no feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, as manchetes dos jornais estampam prisões em massa de executivos de megaempreiteiras e, como cereja do bolo, Renato Duque, mais um diretor da Petrobras. Aliás, pelo que se verifica, a Petrobras não tinha uma diretoria, mas uma quadrilha na gestão da empresa.

De fato, sempre houve e sempre haverá corrupção entre os homens que não são de boa vontade. Existe corrupção na Finlândia, no Japão, na Islândia, até mesmo na corretíssima Dinamarca, o reino onde, segundo Shakespeare, “existe algo de podre…”. Só tem uma diferença: se você vai corromper ou se vai se deixar ser corrompido, seja competente na sua má ação. Pois nestes países, e em muitos outros, existem Leis, e se você for pego é cadeia dura, não tem choro nem vela. Nos Estados Unidos qualquer um é algemado, não tem essa de “você sabe com quem está falando?”. Isso para não falarmos da tão esquecida “vergonha na cara”, coisa que os antigos cultivavam e todos os alunos aprendiam a ter na escola da D.Teteca. No Japão, país onde se cultivam valores como honradez e “vergonha na cara”, por muito menos o malfeitor comete harahiri, ou sepuku, o rito tradicional de suicídio.

Aqui no Brasil, onde vivemos numa espécie de faroeste sem lei (ou vivíamos, quem sabe?), o meliante desfila faceiro pelas colunas sociais e depois vai curar a depressão no Castelo de Caras.

Na ditadura militar havia corrupção, mas jamais saberemos a sua magnitude, pois havia censura nos meios de comunicação, ao contrário do governo FHC, em que também havia corrupção, mas existia liberdade de imprensa. No entanto, uma coisa temos que admitir: nestes anos de lulopetismo, a corrupção foi levada a uma dimensão “nunca vista na história deste país”. E com um propósito absolutamente antidemocrático, que é o de se perpetuar no poder.

Conversando com um querido e ilustrado amigo, ficamos tentando imaginar como funciona(m) a(s) mente(s) que concebeu (ou conceberam) tamanho e perverso esquema que, literalmente, saqueou a sociedade brasileira no caso do Petrolão. Aposto um fim de semana em Cuba, com tudo pago, que o Zé Dirceu está por trás desta mazorca. O Zé é um sujeito muito cerebral e maquiavélico. Isso não quer dizer que o Lula e a Dilma não soubessem de nada. Não só sabiam como aprovaram e autorizaram as operações. Mas o Zé Dirceu transferiu tecnologia, muito provavelmente da PDVSA, a estatal de petróleo venezuelana, nos tempos em que prestava consultoria ao falecido Hugo Chávez.

Ainda não chegamos ao fundo do poço, pois, segundo um ditado da minha terra, que tento escrever em termos menos chulos, “a fundura do reto é o tamanho do pênis”. Vejam bem que ainda nem se mexeu no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal, no BNDES, nas Fundações…

Confesso que não esperava que o desenrolar dos acontecimentos se precipitasse antes de 2015. O Brasil deu um salto decisivo num processo cujo desfecho não se tem a menor ideia de onde vai acabar. Só se pode garantir que vai depender de nós, cidadãos, para o bem ou para o mal. Para nós, democratas, nenhuma solução fora da Constituição e da Lei é aceitável, e o lulopetismo e seus asseclas, que meteram o país nesta enrascada, vão ter que pagar pelos seus atos de lesa-pátria. Isso vão, claro que vão.

O nome do corajoso juiz paranaense, Sérgio Moro, vai entrar para a nossa história ao lado de José Bonifácio, Joaquim Nabuco, D. Pedro II, Prudente de Morais, Campos Salles, Rodrigues Alves, Oswaldo Aranha e Ulysses Guimarães, verdadeiros estadistas brasileiros e defensores intransigentes dos valores que dão sustentação à Democracia e à Liberdade.

A partir de agora vamos viver uma agonia, dia a dia, semana a semana, mês a mês, de um governo natimorto se desmanchando. Qual será o desenlace? O país volta os seus olhos para o Poder Judiciário, o comportamento dos nossos tribunais vai decidir o futuro desta Nação.

E tenho dito.

20 Comentários

  1. Malu Cabral   •  

    E disse com perfeição!

  2. Eros   •  

    Marcelo, que o Juiz Moro tenha força e sustentação para ir até o fim. É um absurdo vermos notícias de que os advogados já tem dctos para desconstruir um juiz. Deviam ser presos!!

  3. Nolan Len   •  

    Eu lembro de uma história cabulosa que você pode pesquisar e nos relembrar,pois sei que custaram uma fortuna…os onibus eletricos no Rio…Cabearam toda a cidade,importaram os trolleybus da Italia,eles rodaram uns 3 anos e foi tudo pro lixo…Tambem teve a NET cujo cabeamento e bueiros foram obra paga por nós apesar de ser empresa privada..,( Globo?)…Ou seja o Brazil sempre foi ladrão de si mesmo….O ademarde barros tinha um slogan: Roubo mas faço! Que o maluf aprendeu com sofreguidão (só escrevo nomes de politicos em minusculas por serem pessoas idem de carater)

  4. mas vc lembrou bem que ainda nao foram investigadas as demais estatais e entre elas, volto a repetir: procurem saber o que acontece na Itaipu Binacional…

  5. José Rodrigo   •  

    Essa culpa eu não levarei pra sepultura. Não voto no no PT nem sob ameaça de enrabamento ou com pistola na cabeça. E quando, no futuro, lerem sobre o governo mais bandido que parasitou o país eu vou com as palavras do Eduardo Jorge: ”Eu não tenho nada a ver com isso”!

  6. Elisa   •  

    No dia 15/11, o jornal O Globo não dedicou uma linha alusiva à Proclamação da República.

  7. Edith Sarmento Dutra   •  

    Que o Carnaval não venha esmorecer as atitudes. E q alguma escola de samba dê o recado aos políticos ladrões

  8. João de Freitas   •  

    No tempo do “governo FHC, em que também havia corrupção, mas existia liberdade de imprensa.” Só não explicou que ele sempre conseguir barrar as CPIs e os prejuízos sofridos pelos cofres públicos foram enormes e ficaram sem apuração. A corrupção da Petrobrás mesmo, segundo informação da Polícia Federal, começou naquele governo, só vindo a ser descoberta agora.
    http://www.joaodefreitaspereira.net.br/corrupcao-na-petrobras-tem-quinze-anos.htm

    • BOCA   •  

      Isso é papo de desesperado, meu caro meliante. Hoje em dia, já virou ditado, sabe-se que quem defende essa quadrilha, com você está tentando fazer, se é inteligente é patife, se é honesto é burro… Quem é honesto e inteligente jamais defende essa corja.

  9. Zinfio   •  

    Judiciário… Ando super-feliz com o judiciário. Só me esclareça, é essa justiça que puniu a agente de trânsito e o jornal o Globo. Hmmmm… Agora, vai, não?

  10. RIBAMARJUNIOR   •  

    PARABENS DISSE TUDO!!!

  11. Claudio   •  

    Marcelo

    Parabéns pelo texto , mas o poço é tão fundo quanto um do Pre-Sal e ainda haverá porão , não de tortura
    mas de roubalheira!

    E a marcha da insensatez continua!

    Um grande abraço !

  12. Eliézer   •  

    Faltou incluir Joaquim Barbosa

  13. BOCA   •  

    Marcelo, ontem, em uma mesa de um boteco, o Terraço da Goiana, eu comecei a discutir política com um parceiro sangue bom que, na hora eu pensei, se é inteligente é patife, se é honesto é burro, porque quem é honesto e inteligente jamais defende o PT… O fato é que ele deu aquele discurso de meliante (porque o PT não tem militante) do partido mais corruPTo do planeta; falou que foi o FHC quem começou tudo isso, que Dilma e Lula fizeram muito pelo social, que os dois nada sabiam sobre os bilhões que foram afanados no maior esquema de corrupção da história da humanidade. Aliás, só eles dois não sabiam. Até o cachorro do vigia sabia. Enfim, meu amigo deu aquele discurso típico de esquerdofrênico esquizitóide durante, mais ou menos, uns 15 minutos. Você sabe que o efeito da bebida alcoólica torna as pessoas mais sensíveis, verdadeiras (exceto o Lula) e desavergonhadas (no melhor sentido da palavra). Muitos, nessas horas, até revelam que são gay, etc. Sabendo disso tudo eu esperei meu camarada (também no melhor sentido da palavra) acabar seu falatório e falei para ele. Minta pra mim se você quiser, mas diga a verdade pra você mesmo, e perguntei: Você acredita mesmo em tudo que acabou de falar? Ele fez um pequeno exame de consciência, murchou as orelhas e respondeu: Claro quer não. É, meu caro Madureira, fico feliz de saber que meu considerado não é assim
    tão burro, ou canalha. Grande abraço!

  14. eduklein   •  

    Penso que vai terminar em Pizza, pois os corruptores serão julgados e condenados, os políticos envolvidos serão julgados pelo STF que é todo Ptista, e daqui a 3 anos serão 10 ministros de 11 nos STF indicados pelo PT, vocês acham que alguém será condenado? Lamentável é ver tudo isso e saber que terminará em nada.

  15. R Moura   •  

    Marcelo, o segundo tempo da D.Fulustreca nem sequer começou! Vamos parecer aqueles personagens em quadrinhos que tinham aquela bola de ferro algemada ao tornozelo pelos próximos 4 anos!

  16. Ernesto Barros   •  

    Brasília Urgente:
    Depois que sair da Petrobras, Graça Foster pode vir a ocupar o cargo de carnavalesca da escola de samba “Unidos da Papuda”

  17. Data Venia   •  

    Depois da morte, para onde irão as almas de todos que tiveram o privilégio de governar uma nação, mas usaram o poder quase exclusivamente em benefício próprio, dos familiares, amigos e aliados? Estas criaturas, dominadas pela ambição e vaidade, vão ocupar o pavilhão vip do inferno. E na cela 13, com estrelas vermelhas pintadas nas paredes (sim, o diabo tem senso de humor), haverá alguém que muitos brasileiros ainda insistem em reverenciar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *