banner_arte_02

Work

– Facebook | Google+ |  Blog –

0SeguidoresSeguir
2,179,229SeguidoresSeguir

Helio Antônio do Couto Filho nasceu na Vila da Penha, no Rio de Janeiro. Por conta da ligação com o bairro, acabou adotando o “de La Peña” em seu nome.

O humorista chegou a estudar Engenharia de Produção na UFRJ e junto com os colegas Beto Silva e Marcelo Madureira, fundou a revista Casseta Popular, em 1978. Quando saiu da faculdade, trabalhou como engenheiro, mas para a sorte de todos, sua veia cômica falou mais alto.

A revista foi um ícone dos anos 1980 em todo o Rio de Janeiro e depois alcançou todo o país, quando o grupo se uniu aos redatores do Planeta Diário e lançaram a revista Casseta & Planeta que até hoje é inspiração para diversos periódicos e sites de humor.

Em 1988 os redatores da Casseta Popular e do Planeta Diário foram contratados pela Rede Globo para escrever o programa TV Pirata e Doris Para Maiores. Mais tarde eles foram para a frente das câmeras no Casseta & Planeta, Urgente!, que permaneceu 18 anos no ar.

La Peña lançou o Livro do Papai (Objetiva, 2003), Vai na Bola, Glanderson (Objetiva, 2006) e Meu Pequeno Botafoguense (Belas Letras, 2010).

Em 2007 adaptou o Livro do Papai para a televisão, no Paidecendo no Paraíso, em quatro episódios transmitidos pelo Multishow.  Em 2011, Helio foi autor da série É Pai, É Pedra, também inspirada no Livro do Papai,  e transmitida no Fantástico.

No cinema, atuou nos filmes Seus Problemas Acabaram (2006) e “A Taça do Mundo é Nossa (2003).

Helio é autor do Samba da Globalização, parceria com Arlindo Cruz e Mu Chebabi, que lançou a programação da Globo, em 2008. Com estes mesmos parceiros, é autor do samba “Citações”, que está no último CD de Arlindo Cruz, “Batuques e Romances”. No cd de Mu Chebabi, “Uma Coisa é
Uma Coisa, Outra Coisa é Outra Coisa”, assina com Mu a faixa “O Gringo”.

Botafoguense doente, acompanha os jogos do time sempre que pode no Engenhão e é colunista do Blog Alvinegro.
Helio também é um entusiasta das redes sociais, com mais de 1 Milhão seguidores no Twitter (@lapena). Atleta, ele vai ao trabalho praticamente todos os dias de bicicleta.
Além disso, o humorista gosta de jogar umas peladas e pratica natação no mar, participando com frequencia de diversas travessias, entre elas a Travessia dos Fortes, em Copacabana.